Veja como trabalhar em home office para o Google em 2021

Nova plataforma feita pela empresa deverá facilitar a busca de trabalhos remotos

O Google disponibilizou uma ferramenta para facilitar a procura de vagas de empregos, inclusive em home office. A plataforma já está disponível e, para trabalhar de forma remota, basta apenas acessar o site de buscas e pesquisar por "trabalho de casa".

O objetivo da ferramenta é auxiliar as pessoas a encontrarem postos de trabalho remotos, o que tem se tornado cada vez mais comum após a pandemia da covid-19.

De acordo com dados do Google Trends, assuntos como "trabalhar em casa", "home office" ou "emprego em casa" aumentaram expressivamente nos últimos 12 meses.

Veja a lista de mais buscados no Google em 2022

Como se cadastrar no home office?

Qualquer pessoa que acessar o Google em todo o Brasil poderá encontrar vagas de emprego no tradicional sistema de buscas. É só pesquisar por "trabalho de casa", ou termos parecidos, e clicar em "Empregos" para expandir a seleção e colocar mais detalhes.

Assim, será possível separar em categorias as possíveis vagas, tais como vendas, transporte, jurídico, construção, arte, administração, dentre outros.

Home office para o google
Tela do google depois de pesquisar "trabalho em casa" - foto: reprodução/google

Quando aparece uma vaga, é informado a cidade em que a empresa está, além do nome dela (caso não seja ocultado pelo empregador).

Além disso, a plataforma indica a pretensão salarial, o tempo da jornada de trabalho, bem como a descrição de cada lugar. Essa, que pode incluir os requisitos para o trabalho, dentre outras informações.

O interessado pode filtrar a categoria, além do local (se é longe ou perto de casa), além de quando a vaga foi inserida (há muito tempo ou recentemente, por exemplo), qual o tipo da vaga (tempo integral, estágio, etc.) e qual o empregador.

Como prestar serviços para o Google?

O próprio Google definiu quatro dicas para facilitar essa pesquisa. Veja quais são:

  • Usar os vários filtros disponibilizados na ferramenta para que seja possível personalizar a sua pesquisa. Segundo o Google, o interessado pode buscar por vagas e filtrá-las para encontrar exatamente o que está procurando e disponível, com base na profissão, localização ou área de atuação, por exemplo.
  • Outra dica é consultar sempre as avaliações e classificações feitas por outros sites confiáveis e pessoas. Em muitos dos casos, avaliações e classificações do empregador são informadas.
  • Salvar as oportunidades que achar interessantes. Isso faz com que, além de mostrar as buscas que você fez anteriormente, você possa salvar as vagas que tiver interesse.
  • Confira as vagas mais recentes. Para aumentar as chances de encontrar vagas que ainda estejam ativas e disponíveis, a recomendação é buscar a data de publicação do emprego mais recente.

O que estudar para trabalhar em home office?

Trabalho remoto, tele trabalho ou home office (que significa escritório em casa, em inglês), é uma modalidade de trabalho. Ela já existe há alguns anos, com o advento da internet e das tecnologias em geral. Além disso, ela pode ser feita por profissionais de quase todas as áreas que já trabalhavam em escritório.

Por exemplo, muitos jornalistas, artistas, engenheiros, ou programadores atuam dessa forma.

No entanto, com a pandemia da covid-19, isso se popularizou cada vez mais. A situação sanitária vivida em todo o mundo fez, e ainda faz, com que seja mais perigoso se expor em espaços coletivos.

Dessa forma, várias empresas decidiram que seria uma boa ideia deixar os funcionários produzindo de casa. Além dessa proteção, alguns setores até tiveram mais lucro com essa mudança. Assim, não precisariam pagar alguns custos do espaço presencial do local de trabalho.

O grupo de brasileiros que trabalhou de forma remota entre os meses de maio e novembro de 2020 chegou a 8,2 milhões de pessoas. As informações são do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea).

No entanto, isso representa apenas 11% dos 74 milhões de profissionais que continuaram a trabalhar durante a pandemia.

Assim, nem todos tiveram a oportunidade de trabalhar em casa. De acordo com a mesma pesquisa, mulheres (56%), brancos (65,6%) e profissionais de nível superior (74,6%) foram a maioria dos trabalhadores em home office no país.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes