Confira como fica o programa de redução de jornada em 2021

Neste ano, a implementação do programa depende da sanção do Orçamento, que deve ocorrer ainda neste mês.

Trabalhadores formais podem ser mais uma vez afetados pelo programa de redução de jornada e salário. A medida foi tomada no ano passado e possibilitou também a suspensão de contratos de trabalho, bem como a contrapartida do pagamento de um benefício pago pela União.

Neste ano, a implementação do programa depende da sanção do Orçamento, que deve ocorrer ainda neste mês. Então, não há uma data oficial para que a medida entre vigor, ao passo que sua discussão chegou a entrar na pauta do Senado, mas foi retirada.

O que é o programa de redução de jornada e salário?

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, ou programa de redução de jornada e salário, foi criado a partir da Medida Provisória nº 936 que posteriormente foi convertida na lei nº 14.020.

A medida foi tomada no ano passado e pode ter uma nova edição neste ano, ela oferece possibilidades de medidas trabalhistas. As quais, em 2020, puderam ser usadas como forma de enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.

O programa prevê o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda, o BEm. Cujo pagamento ocorre como contrapartida a redução proporcional de jornada de trabalho e de salário ou suspensão temporária do contrato de trabalho

O texto que estabelece o programa permite que o empregador reduza a jornada de trabalho e salário de funcionários por até 90 dias, ou ainda que suspenda o contrato de trabalho por até 60 dias. Ambas as situações devem ocorrer por meio de acordos individuais ou coletivos.

Entre as regras, está a de que o empregador deve comunicar o sindicato trabalhista em questão e o Ministério da Economia no prazo de até 10 dias, contando a partir da data de celebração do acordo firmado com os funcionários. Outra definição é a de que o salário-hora do trabalhador não poderá ser reduzido.

Como funciona o pagamento do BEm?

O pagamento da primeira parcela do BEm deve ocorrer em até 30 a partir do data do acordo individual ou coletivo. Nota-se que, esse benefício é custeado pela União.

O valor desse benefício é equivalente a quantia que o trabalhador teria direito a receber no seu seguro-desemprego, o qual, por sua vez, é calculado levando em consideração a média dos últimos três salários.

Além disso, o trabalhador recebe o pagamento do BEm em uma conta corrente ou conta poupança de sua titularidade.

Dessa forma, no caso da redução de jornada, o trabalhador deve receber uma parte do BEm e outra parte de seu salário regular. As quantias variam de acordo com a sua redução de salário, que pode ser de 25%, 50% e 70%. Confira:

  • Redução de 25%: funcionário recebe 75% de seu salário e 25% da parcela do BEm;
  • Redução de 50%: funcionário recebe 50% do seu salário e 50% da parcela do BEm;
  • Redução de 70: funcionário recebe 30% do seu salário e 70% da parcela do BEm.

Como fica a redução de jornada em 2021?

Neste ano, os empregadores podem ter novamente a possibilidade de realizar redução de jornada e salário de seus funcionários. O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional visando uma nova edição do programa. O texto estava previsto na pauta do Senado Federal de quarta-feira (07) mas foi retirado e deve ser avaliado na próxima semana. Depois do Senado, o projeto deve passar pela Câmara dos Deputados.

O prazo deve ser usado pelo governo para calcular os impactos do programa na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2021, bem como verificar a flexibilização de suas regras para permitir a nova rodada do BEm.

A proposta do programa deste ano está prevista no Projeto de Lei 1058/2021, de autoria do Senador Esperidião Amin (PP/SC). A emenda do PL diz que “Dispõe sobre a prorrogação de medidas de estímulo ao crédito e à manutenção do emprego e da renda, em razão da continuidade da pandemia de Covid-19 em 2021”.

Além da redução de salário e jornada, o texto também prevê a prorrogação do Programa Emergencial de Acesso a Crédito (PEAC), assim como do prorrogação do Programa Emergencial de Suporte a Empregos (PESE).

Ademais, também se discute renovar o programa por meio de edição de uma Medida Provisória (MP).

Quando o projeto deve entrar em vigor?

Não há uma data prevista para que uma nova edição do programa de redução de salário e jornada entre em vigor. Ao passo que, essa medida depende da sanção do Orçamento de 2021. A lei já foi aprovada, mas ainda não foi sancionada, e enfrenta divergências entre Congresso e governo federal, por razão do corte de despesas obrigatórias e aumento de recursos para emendas parlamentares.

A lei do Orçamento deve ser sancionada até o dia 22 de abril, de modo que o texto precisa ser alterado para que o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda seja renovado.

 

Leia também:

Entenda como declarar a redução de jornada no Imposto de Renda

Entenda por que o pagamento do abono salarial ficou para 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes