Confira passo a passo de como calcular o imposto de renda mensal

O imposto de renda mensal ou Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é aquela “antecipação” do pagamento do tributo, por meio de desconto no salário.

É possível calcular o imposto de renda na folha de pagamento. O imposto de renda mensal ou Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) é aquela “antecipação” do pagamento do tributo, por meio de desconto no salário. Esse recolhimento é declarado ao fim do ano. Então, se verifica o que ainda está devido ou se a pessoa tem direito à restituição.

O IRRF é uma obrigação das empresas em determinados casos. Sendo assim, o funcionário não pode escolher entre pagar ou não o tributo. Ao passo que a empresa deve fazer a retenção no pagamento mensal.

O desconto do imposto ocorre todos os meses, e é ainda maior em meses com 13º salário e férias, em que a remuneração sobe. Ademais, os valores retidos pela empresa devem ser enviados à Receita Federal, sendo descritos em um informe de rendimentos entregue ao trabalhador no início de cada ano.

Como calcular o imposto de renda mensal?

Para calcular o imposto de renda a ser descontado na folha de pagamento, é necessário saber o salário bruto do empregado, pois esse valor é usado como base para o cálculo. Para ter esse valor se deve somar os vencimentos devidos e depois subtrair os descontos do INSS. Veja o passo a passo.

Passo 1: somar os vencimentos

Os vencimentos se referem aos valores pagos pela atividade realizada em um emprego, sem considerar os benefícios adicionais. Ao passo que, a determinados valores que devem ser adicionados à conta do salário base para se chegar ao salário bruto de cada mês. Veja alguns:

  • Horas extras;
  • Descanso semanal remunerado;
  • Adicional noturno.

Passo 2: descontar valor do INSS

Em seguida, para calcular o imposto de renda mensal também é necessário indicar o desconto da contribuição à Previdência Social. Para chegar ao valor do salário bruto se deve subtrair os descontos feitos ao INSS. Os quais variam de acordo com a faixa salarial.

Passo 3: finalize o cálculo

Com o resultado do salário bruto é possível calcular qual será o desconto do imposto de renda mensal. Veja qual conta deve fazer:

  • Salário bruto x porcentagem de contribuição = valor a ser descontado para o IRRF

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes