Consulta do PIS 2022 pode ser feita pelo telefone; anote o número

Para conferir todas as informações do abono salarial que será pago entre os dias 8 de fevereiro e 31 de março, tenha em mãos o CPF

O retorno dos pagamentos do PIS é bastante aguardado em 2022, pois através desse abono os trabalhadores brasileiros podem receber anualmente uma quantia extra de até um salário-mínimo. Diante da proximidade do novo calendário é hora de verificar se você está entre os beneficiários, então, saiba que essa informação pode ser verificada de forma simples e sem sair de casa: basta utilizar o telefone consulta PIS 2022

Qual número de telefone para saber do PIS?

Como esse pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal os trabalhadores devem fazer a consulta PIS 2022 pelo telefone 0800 726 0207. Esse número dá acesso ao Atendimento CAIXA ao Cidadão, onde é possível conferir informações como valor do benefício e quando o dinheiro será liberado para saque.  

Para receber o atendimento esteja com o CPF em mãos e informe ao atendente que deseja fazer a consulta PIS 2022. Depois, confirme dados como nome completo, data de nascimento e responda às questões solicitadas pelo atendente para confirmar a identidade do trabalhador.

Trabalhadores que são portadores de deficiências auditiva e de fala devem ligar para o número 0800 726 2492. De acordo com informações da Caixa, estes telefone o atendimento está disponível 24 horas de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Aos sábados os cidadãos devem ligar no período das 10h às 16h.

Aqueles que desejarem podem aproveitar a oportunidade para obter informações sobre outros benefícios como o FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço), benefícios sociais concedidos pelo governo atualmente como é o caso do Auxílio Brasil ou solicitar a emissão do Cartão Social. 

Também está disponível um telefone para consulta PIS 2022 junto ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Esse é o órgão responsável pelo processamento das informações sociais do trabalhador, como a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e o E-social que são sistemas utilizados pela Administração Pública para identificar os trabalhadores.

Por meio do registro dessas informações é possível conferir quem possui o direito de receber o abono salarial, então, para fazer a consulta PIS 2022 através do Ministério do Trabalho e verificar se todos os dados estão corretos, ligue para o telefone 158. Essa ligação é gratuita. 

Existem outras formas de fazer a consulta PIS 2022?

Para facilitar o acesso das informações relacionadas ao pagamento anual desse abono, também foi disponibilizado aos trabalhadores outras opções para fazer a consulta PIS 2022, como o atendimento presencial. Assim, os cidadãos que não possuem acesso ao telefone para conferir o pagamento do abono salarial, devem se dirigir até uma das agências da Caixa Econômica que já voltaram a funcionar no horário no horário normal, entre 10h e 16h. 

telefone consulta PIS 2022
Foto: Reprodução/Agência Brasil

Outra opção é conferir as informações pela internet, mas neste caso a orientação é ter cuidado com golpes que estão sendo aplicados para tomar benefícios dos trabalhadores. Assim, certifique-se de acessar apenas canais oficiais de atendimento do governo federal e da Caixa Econômica. 

Uma das formas seguras para fazer a consulta PIS 2022, é através do site caixa.gov.br/pis que, além de disponibilizar o telefone oficial para a consulta desse pagamento, também direciona os trabalhadores para três plataformas. São elas:

  • App CAIXA Trabalhador (também pode ser acessado pelo site servicos.mte.gov.br);
telefone consulta pis 2022
Foto: Reprodução/Gov.dataprev.carteiradigital
  • Portal Cidadão;
  • CAIXA Tem;

Em qualquer uma delas o acesso é gratuito e pode ser feito a partir de um celular ou computador, mas é necessário fazer o cadastro do trabalhador. Para isso o beneficiário deve inserir informações como CPF, nome completo e data de nascimento, além de registrar uma senha que garantirá os acessos futuros.

Feito esse procedimento, basta procurar pela opção “PIS” e clicar em “consulta de pagamento” para conferir seu abono. Através dessas opções de consulta PIS 2022 o trabalhador pode ainda verificar quando o dinheiro será liberado, visto que o calendário oficial já está disponível e começa no dia 8 de fevereiro, sendo finalizado no dia 31 de março.

Também é possível fazer a consulta PIS 2022 pelo site Meu INSS, neste caso, é preciso se cadastrar na plataforma e informar o CPF e a senha que foram registrados. Depois, procure pela opção “benefícios” para verificar se você tem direito a receber o PIS em 2022. 

RELACIONADO | Quem tem direito ao PIS em 2022?

Você pode gostar também
buy cialis online