Consulta do PIS 2022 pode ser feita pelo telefone; anote o número

Para conferir todas as informações do abono salarial que será pago entre os dias 8 de fevereiro e 31 de março, tenha em mãos o CPF

O retorno dos pagamentos do PIS é bastante aguardado em 2022, pois através desse abono os trabalhadores brasileiros podem receber anualmente uma quantia extra de até um salário-mínimo. Diante da proximidade do novo calendário é hora de verificar se você está entre os beneficiários, então, saiba que essa informação pode ser verificada de forma simples e sem sair de casa: basta utilizar o telefone consulta PIS 2022

Saiba também quem tem direito ao PIS 2023

Qual número de telefone para saber do PIS?

Como esse pagamento é realizado pela Caixa Econômica Federal os trabalhadores devem fazer a consulta PIS 2022 pelo telefone 0800 726 0207. Esse número dá acesso ao Atendimento CAIXA ao Cidadão, onde é possível conferir informações como valor do benefício e quando o dinheiro será liberado para saque.  

Para receber o atendimento esteja com o CPF em mãos e informe ao atendente que deseja fazer a consulta PIS 2022. Depois, confirme dados como nome completo, data de nascimento e responda às questões solicitadas pelo atendente para confirmar a identidade do trabalhador.

Trabalhadores que são portadores de deficiências auditiva e de fala devem ligar para o número 0800 726 2492. De acordo com informações da Caixa, estes telefone o atendimento está disponível 24 horas de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Aos sábados os cidadãos devem ligar no período das 10h às 16h.

Aqueles que desejarem podem aproveitar a oportunidade para obter informações sobre outros benefícios como o FGTS (Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço), benefícios sociais concedidos pelo governo atualmente como é o caso do Auxílio Brasil ou solicitar a emissão do Cartão Social. 

Também está disponível um telefone para consulta PIS 2022 junto ao Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Esse é o órgão responsável pelo processamento das informações sociais do trabalhador, como a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e o E-social que são sistemas utilizados pela Administração Pública para identificar os trabalhadores.

Por meio do registro dessas informações é possível conferir quem possui o direito de receber o abono salarial, então, para fazer a consulta PIS 2022 através do Ministério do Trabalho e verificar se todos os dados estão corretos, ligue para o telefone 158. Essa ligação é gratuita. 

Existem outras formas de fazer a consulta PIS 2022?

Para facilitar o acesso das informações relacionadas ao pagamento anual desse abono, também foi disponibilizado aos trabalhadores outras opções para fazer a consulta PIS 2022, como o atendimento presencial. Assim, os cidadãos que não possuem acesso ao telefone para conferir o pagamento do abono salarial, devem se dirigir até uma das agências da Caixa Econômica que já voltaram a funcionar no horário no horário normal, entre 10h e 16h. 

Telefone consulta pis 2022
Foto: reprodução/agência brasil

Outra opção é conferir as informações pela internet, mas neste caso a orientação é ter cuidado com golpes que estão sendo aplicados para tomar benefícios dos trabalhadores. Assim, certifique-se de acessar apenas canais oficiais de atendimento do governo federal e da Caixa Econômica. 

Uma das formas seguras para fazer a consulta PIS 2022, é através do site caixa.gov.br/pis que, além de disponibilizar o telefone oficial para a consulta desse pagamento, também direciona os trabalhadores para três plataformas. São elas:

  • App CAIXA Trabalhador (também pode ser acessado pelo site servicos.mte.gov.br);
Telefone consulta pis 2022
Foto: reprodução/gov. Dataprev. Carteiradigital
  • Portal Cidadão;
  • CAIXA Tem;

Em qualquer uma delas o acesso é gratuito e pode ser feito a partir de um celular ou computador, mas é necessário fazer o cadastro do trabalhador. Para isso o beneficiário deve inserir informações como CPF, nome completo e data de nascimento, além de registrar uma senha que garantirá os acessos futuros.

Feito esse procedimento, basta procurar pela opção “PIS” e clicar em “consulta de pagamento” para conferir seu abono. Através dessas opções de consulta PIS 2022 o trabalhador pode ainda verificar quando o dinheiro será liberado, visto que o calendário oficial já está disponível e começa no dia 8 de fevereiro, sendo finalizado no dia 31 de março.

Também é possível fazer a consulta PIS 2022 pelo site Meu INSS, neste caso, é preciso se cadastrar na plataforma e informar o CPF e a senha que foram registrados. Depois, procure pela opção “benefícios” para verificar se você tem direito a receber o PIS em 2022. 

RELACIONADO | Quem tem direito ao PIS em 2022?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes