Tem direito ao PIS 2023? Veja como consultar + datas de pagamento

O abono para trabalhadores do setor privado começa a ser pago em fevereiro

O calendário de pagamento do PIS 2023 já foi liberado pelo governo federal. Os valores vão começar a ser repassados em 15 de fevereiro de acordo com o mês de nascimento dos trabalhadores que têm direito a receber o abono. Veja como consultar o PIS e confira o calendário de pagamento para o próximo ano.

O que é o PIS?

Sempre no início do ano, o governo começa a fazer o repasse dos abonos PIS e Pasep. Os programas são diferentes, mas ambos têm o objetivo de distribuir melhor a renda nacional. O Programa de Integração Social (PIS) é destinado aos trabalhadores que atuam no setor privado. As contribuições do PIS são recolhidas pelas empresas e destinadas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), que também é responsável pelo seguro-desemprego e pelo abono salarial.

Já o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é para os trabalhadores de órgãos públicos. No entanto, as datas de pagamento e a origem dos recursos são as mesmas do PIS.

Quem tem direito a receber?

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado. No entanto, o abono não vai para todos os funcionários das empresas privadas, já que foi criado para distribuir renda entre os trabalhadores que ganham menos. Para ter direito ao PIS, portanto, o cidadão precisa se encaixar nos seguintes requisitos:

- Ter pelo menos cinco anos de cadastro no PIS;

- Ter recebido, no máximo, dois salários-mínimos por mês em 2021;

- Ter trabalhado pelo menos 30 dias ininterruptos com registro em carteira durante o ano de 2021;

- Ter sido informado corretamente no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS), no eSocial, pelo empregador, que deve manter atualizadas as informações dos funcionários.

Como consultar o PIS?

Para fazer a consulta e saber se tem direito a receber o PIS 2023, o trabalhador do setor privado tem três maneiras:

Pela internet

A consulta é feita pela plataforma gov.br, pela Carteira de Trabalho Digital e pelo app do Caixa Tem (gratuito para celulares Android e iOs). Quem já tem uma conta gov.br pode acessar usando os dados cadastrados anteriormente, mas quem não tem, pode fazer o cadastro na hora.

Pelo telefone

Também é possível fazer a consulta do PIS 2023 por telefone. Há duas formas, mas em ambas é preciso informar o CPF. A primeira é pelo atendimento da Caixa, no número 0800-726-0207 e a segunda é pelo atendimento da própria Previdência Social, no número 135.

Presencialmente

Quem não tem acesso à internet e não consegue usar o telefone para fazer ligações pode optar pela consulta presencial em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Calendário PIS/Pasep 2023

Veja como ficou o calendário de pagamento dos abonos PIS e Pasep em 2023 definido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat):

Nascidos em janeiro recebem a partir de 15/02/2023;

Nascidos em fevereiro recebe a partir de 15/02/2023;

Nascidos em março recebe a partir de15/03/2023;

Nascidos em abril recebe a partir de 15/03/2023;

Nascidos em maio recebe a partir de 17/04/2023;

Nascidos em junho recebe a partir de 17/04/2023;

Nascidos em julho recebe a partir de 15/05/2023;

Nascidos em agosto recebe a partir de 15/05/2023;

Nascidos em setembro recebe a partir de 15/06/2023;

Nascidos em outubro recebe a partir de 15/06/2023;

Nascidos em novembro recebe a partir de 17/07/2023;

Nascidos em dezembro recebe a partir de 17/07/2023.

O calendário de pagamento do PIS 2023 contempla a data inicial do repasse, mas o trabalhador do setor privado tem até o dia 28 de dezembro para sacar o abono. Depois disso, ele perde o direito.

Saque do PIS: veja como fazer

O trabalhador que tem direito a receber o PIS pode fazer o saque do dinheiro pela internet ou de forma presencial.

Pela internet – o saque do PIS pode ser feito pelo app do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), gratuito para celulares Android e iOS. Depois de fazer o download, basta se cadastrar e informar uma conta bancária, para onde o valor é enviado.

Presencialmente – com o Cartão Social, o trabalhador deve ir até uma Casa Lotérica ou terminal de autoatendimento da Caixa para solicitar o saque.

Familiares de pessoas falecidas que trabalharam pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2021 podem solicitar o saque no app do FGTS. Para isso, basta acessar “Meus Saques”, depois “Outras Situações de Saque” e, na sequência, “PIS/PASEP – Falecimento do Trabalhador”. Será necessário enviar documentos para comprovar a situação do falecido.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes