Consulta do Vale Gás 2022: saiba como conferir o pagamento pelo CPF

Consulta vale gás pelo cpf 2022

Este novo pagamento será liberado para as famílias de baixa renda juntamente com a parcela do Auxílio Brasil

O pagamento do novo auxílio brasileiro para as famílias de baixa renda começa amanhã, dia 18. Por conta disso, os cidadãos já podem fazer a consulta vale gás pelo CPF 2022 para saber se foram considerados aptos à receber esse dinheiro.

Através disso também é possível acompanhar quando será liberada a primeira parcela do pagamento que, neste mês, vai beneficiar cerca de 5,4 milhões de famílias. Esses cidadãos poderão contar com a ajuda de R$ 52 para compra de gás de cozinha a cada dois meses, que é quando o pagamento deste auxílio será feito pelo Ministério da Cidadania. 

Como saber se vou receber o vale gás 2022?

O vale gás será liberado para os beneficiários em conjunto com as quantias do Auxílio Brasil, segundo informou o governo federal. Sendo assim, o cidadão também pode fazer a consulta vale gás pelo CPF 2022 através do próprio aplicativo do programa brasileiro de distribuição de renda.

Para isso, é necessário instalar o sistema no celular e cadastrar os dados do responsável familiar. Aqueles que já fizeram esse cadastro devem apenas informar o CPF e a senha que tiver sido registrada.

Consulta vale gás pelo cpf 2022
Foto: reprodução/aplicativo auxílio brasil

Depois, entre no menu principal e busque pelo extrato de pagamento deste mês para conferir se o vale gás será depositado nesta semana ou possui o status "liberado" para que o pagamento aconteça ainda neste mês. 

Outra forma de conferir esse pagamento é fazendo a consulta vale gás pelo CPF 2022 através do Caixa Tem, que é a plataforma criada pela Caixa Econômica Federal em 2020 para pagamentos de benefícios aos brasileiros. Assim, informe o CPF e a senha cadastrados no Caixa Tem e procure pelo extrato de pagamentos do benefício social para localizar informações sobre o vale gás. 

Mas é importante ressaltar que neste caso a plataforma irá demonstrar apenas quando o dinheiro tiver sido depositado pela Caixa Econômica Federal. Para aqueles que não possuem acesso à internet, a consulta do vale gás pelo CPF 2022 está disponível por meio do Atendimento CAIXA através do telefone 111.

Assim, durante o atendimento informe que deseja fazer a consulta vale gás pelo CPF do beneficiário. Confirme outros dados que serão solicitados pelo atendente para saber se está entre os beneficiários do vale gás. 

Como sacar o vale gás?

Agora que vimos como é simples fazer a consulta vale gás pelo CPF 2022, saiba que o saque do vale gás estará liberado para a partir da data de depósito, assim como o Auxílio Brasil. Diante disso, os cidadãos podem fazer a movimentação do dinheiro nas seguintes datas:

NIS com final 1 - 18 de janeiro;

NIS com final 2 - 19 de janeiro;

NIS com final 3 - 20 de janeiro;

NIS com final 4 - 21 de janeiro;

NIS com final 5 - 24 de janeiro;

NIS com final 6 - 25 de janeiro;

NIS com final 7 - 26 de janeiro;

NIS com final 8 - 27 de janeiro;

NIS com final 9 - 28 de janeiro;

NIS com final 0 - 31 de janeiro;

Para garantir que os cidadãos tenham acesso ao benefício e utilize de forma mais facilitada, estão disponíveis várias ferramentas no Caixa Tem, que oferece o pagamento de boletos e compras presenciais ou virtuais nos estabelecimentos credenciados.

Os cidadãos que já fizeram a consulta vale gás pelo CPF 2022 e estão aguardando o depósito para fazer transferências para outras contas utilizando o Pix ou quem deseja sacar a quantia, precisam utilizar a opção "saque sem cartão. Para isso, é preciso clicar em "gerar código para saque” e informar o valor que deseja retirar.

Para confirmar a solicitação, informe a senha do Caixa Tem e compareça em uma casa lotérica para finalização a transação. Isso é feito por meio da apresentação do código e de um documento de identificação com foto. Os cartões utilizados para o saque do Auxílio Brasil que estão sendo enviados aos beneficiários também podem ser utilizados para o recebimento do vale gás.

Quem optar por essa forma de saque do dinheiro deve ir até uma das agências da Caixa, nas casas lotéricas e também nos correspondentes bancários Caixa Aqui. Vale ressaltar que os beneficiários devem ficar atentos ao prazo de 120 dias para retirar o vale gás da conta poupança social digital. Depois desse período o dinheiro retornará para a União e não será possível fazer uma solicitação de pagamento.

RELACIONADO| Como saber se tenho direito a algum benefício do governo em 2022?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes