Dá para se cadastrar no Auxílio Brasil pela internet?

Benefício começa a ser pago no dia 17 para quem era beneficiário do Bolsa Família

No próximo dia 17, o governo inicia o pagamento do novo Bolsa Família para as 14,6 milhões famílias que já recebiam o benefício. Até o final do ano, a expectativa do governo é chegar a 17 milhões de beneficiários. Saiba se é possível se cadastrar no Auxílio Brasil pela internet.

Como Se cadastrar no Auxílio Brasil pela internet? 

Não é possível se cadastrar no Auxílio Brasil pela internet. A base de beneficiários do novo programa vai usar o Cadastro Único (CadÚnico) para conseguir viabilizar os repasses. Ou seja, além de atender aos requisitos do benefícios, é preciso ter um cadastro em dia no CadÚnico - o que só é possível presencialmente. 

Para realizar a inscrição, é preciso que a pessoa vá até uma unidade do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Além disso, você pode ir até à Prefeitura da sua cidade para se informar, porque em alguns municípios é preciso agendar o atendimento. 

No CRAS, ocorre uma entrevista para conhecer o perfil socioeconômico da família e entender se ela enquadra-se nos requisitos do Auxílio Brasil. Isso pode levar cerca de 1 hora, então é necessário se planejar para não atrasar outros compromissos pessoais. 

Entre os documentos necessários para fazer o CadÚnico, você deve levar CPF ou o título de eleitor. Carteira de trabalho, comprovantes de endereço (de preferência a conta de luz) e da matrícula escolar na educação básica das crianças e jovens de até 21 anos incompletos não são obrigatórios, mas ajudam. Também não é preciso que todos os membros da família compareçam no dia. A pessoa que for torna-se a Responsável pela Unidade Familiar (RF) e deve levar apenas um documento dos demais integrantes da família (podendo ser: certidão de nascimento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor).

Caso falte algum documento, o cadastro deve ser finalizado. Mas, neste caso, a família fica impedida de receber benefícios, incluindo o Auxílio Brasil. Por isso, é necessário concluir a inscrição o quanto antes.

Leia mais:

Valores do novo Bolsa Família e como receber o benefício

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes