Economia da China cresceu 4,9% no terceiro trimestre de 2020

Recuperação econômica da China ganha ainda mais impulso. Consumo interno e aumento de viagens ajudaram neste aumento.

A economia da China cresceu no último trimestre deste ano.  Assim, a economia chinesa está ganhando força à medida que o país continua cavando seu caminho para sair da turbulência causada pela pandemia do coronavírus.

De acordo com estatísticas do governo, a segunda maior economia do mundo cresceu 4,9% no trimestre de julho a setembro em comparação com o ano anterior.

O ritmo foi mais rápido que o aumento de 3,2% que a China registrou no segundo trimestre, quando conseguiu evitar a recessão alimentada por uma pandemia que atingiu grande parte do globo. 

Mas o crescimento também foi um pouco mais fraco do que o esperado: analistas ouvidos pela Refinitiv previram que a economia da China cresceria 5,2%.

 

Economia da china cresceu
Imagem: reprodução / pexels

Economia da China cresceu no terceiro semestre

Como grande parte do mundo continua na luta contra o vírus, a recuperação da China é relativamente rápida. O país impôs restrições rígidas e políticas de rastreamento populacional destinadas a conter o vírus. Bem como reservou centenas de bilhões de dólares para grandes projetos de infraestrutura para alimentar o crescimento econômico.

O bom momento nos últimos seis meses também ajudou a economia da China a recuperar toda a produção perdida após um primeiro trimestre historicamente ruim. O PIB cresceu 0,7% acumulado nos primeiros nove meses de 2020, mostraram os dados de segunda-feira (19).

"A economia chinesa permanece resiliente com grande potencial. Nós esperamos a recuperação contínua, pois isso beneficiará a recuperação global", disse Yi Gang, o governador do Banco Popular da China. Além disso, ele acrescentou que espera que a economia da China cresça cerca de 2% este ano.

 

Uma recuperação de base ampla

Uma das partes mais encorajadoras da recuperação da China foi a recente recuperação nos gastos do consumidor, de acordo com analistas.

As vendas no varejo aumentaram 0,9% no terceiro trimestre em relação ao ano anterior, com um ganho de 3,3% somente em setembro, mostraram estatísticas na segunda-feira.

Um grande indicador dessa recuperação surgiu no início deste mês, quando a China celebrou um movimentado feriado da Golden Week. Durante esse tempo, centenas de milhões de pessoas viajaram pelo país e gastaram dinheiro.

Fonte CNN
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes