Em novo recorde, taxa de desemprego chega a 14,2% em novembro

No mês de novembro, a população desempregada chegou a 14 milhões, com uma taxa de desemprego de 14,2%. Trata-se de um novo recorde visto na série PNAD Covid-19.

No mês de novembro, a população desempregada chegou a 14 milhões, com uma taxa de desemprego de 14,2%. Trata-se de um novo recorde visto na série PNAD Covid-19, que tem a finalidade de verificar os impactos da pandemia no mercado de trabalho, bem como estimar o número de pessoas com sintomas do vírus. Os dados foram divulgados hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Taxa de desemprego na pandemia

Apesar de ser um recorde, a taxa de desemprego em novembro não teve uma grande variação em relação a outubro. Passou de 14,1% para 14,2%. Houve aumento estatístico na região Nordeste, passando de 17,3% para 17,8%. Nas demais regiões a taxa ficou estável.

Ao passo que a população desocupada chegou a 14 milhões no mês passado, um aumento de 2,0% em comparação com outubro e de 38,6% desde o início da pesquisa, em maio. Em outubro eram 13,8 milhões de cidadãos desocupados. Em maio, 10,1 milhões de pessoas.

Já a população ocupada em novembro totalizou 84,7 milhões. O número representa um aumento de 0,6% frente ao mês anterior. Com subida de 0,3% em relação a maio, no começo da pesquisa.

Mulheres e negros tem maiores índices de desemprego

A taxa de desemprego entre as mulheres foi de 17,2% no mês de novembro, enquanto a dos homens ficou em 11,9%. Ao fazer o recorte por cor ou raça, a taxa é maior entre as pessoas de cor preta ou parda em relação aos brancos. Para o primeiro grupo o percentual é de 16,5%, e para o segundo é de 11,5%.

Desse modo, houve um aumento de 0,3 pontos percentuais na taxa de desocupação de pretos e pardos, ao passo que a taxa entre as pessoas brancas ficou estável pelo quarto mês consecutivo.

Ao observar as taxas por grupos de idade, o desemprego é maior entre os mais jovens, chegando a 24,2% para aqueles de 14 a 29 anos de idade. Já ao olhar para o nível de escolaridade, os cidadãos com superior completo ou pós-graduação apresentam as menores taxas de desemprego, 6,7%.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes