Taxa de desemprego atinge recorde com 14,1 milhões de desocupados

A taxa de desemprego atingiu o maior patamar desde 2012, registrando o recorde histórico. Os mais atingidos são mulheres, jovens e negros.

A taxa de desemprego atingiu a porcentagem de 14,6% no terceiro trimestre deste ano. Sendo assim, há mais de 14,1 milhões de brasileiros sem trabalho com carteira assinada. Os dados foram divulgados hoje (27) pelo IBGE e compõem a pesquisa do órgão, Pnad Contínua.

"Essa é a maior taxa registrada na série histórica do IBGE, iniciada em 2012, e corresponde a 14,1 milhões de pessoas. Ou seja, mais 1,3 milhão de desempregados entraram na fila em busca de um trabalho no país", informou o IBGE.

Dessa forma, na comparação com o trimestre anterior, ou seja, entre abril e junho, houve um aumentos de 13,3% na taxa de desemprego do país. Isso representa que mais de 1,3 milhão de pessoas buscam por emprego.

Além disso, a população inserida na força de trabalho no Brasil chegou a 96,5 milhões de pessoas entre julho e setembro e, na comparação com o trimestre anterior, manteve-se estável. No entanto, em relação ao mesmo período de 2019, registrou queda de 9,2%, ou seja, menos 9,8 milhões de pessoas.

Taxa de desemprego do Brasil

As partes da população mais afetada pelo desemprego são as mulheres, os jovens entre 18 e 24 anos e pessoas pretas.

Além disso, brasileiros que não possuem ensino superior completo. Isso pode ser explicado pela substituição do emprego presencial pelo teletrabalho, sendo assim, maior entre a população com graduação completa, segundo a Pnad Contínua COVID-19.

Na população desocupada, as maiores taxas ocorreram entre as mulheres, os jovens e pessoas pretas. De acordo com a pesquisa, enquanto entre os homens a taxa foi de 12,8%, entre as mulheres, chegou a 16,8%. Entre os que se declararam brancos (11,8%), ficou abaixo da média nacional (14,6%), mas entre os pretos (19,1%) e os pardos (16,5%), ficou acima.

A taxa de desocupação nas pessoas com ensino médio incompleto era de 24,3% e, portanto, superior à dos demais níveis de instrução. No grupo com nível superior incompleto, a taxa foi estimada em 17,1%. O percentual é mais que o dobro do verificado para aqueles com nível superior completo, que ficou em 7,0%.

A taxa de desocupação dos jovens de 14 a 17 alcançou 44,2%, mais elevada do que a daqueles na faixa entre 18 e 24 anos, que ficou em 31,4%. Os percentuais estão acima do patamar da taxa média total de 14,6%.

 

Carteira assinada

Por outro lado, o mês de outubro registrou a assinatura de mais de 394,9 mil carteiras de trabalho. Sendo assim, integra o quarto mês consecutivo de geração de empregos formais.  A divulgação dos dados aconteceu ontem (26) pelo Ministério da Economia. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), registrou-se o resultado recorde para o mês, a maior desde 1992. Contudo, no acumulado do ano, o saldo está em déficit.

Vale ressaltar que a Pnad Contínua do IBGE contabiliza o mercado de trabalho de maneira mais ampla que o Caged, ou seja, além dos números de admissão por carteira de trabalho, também considera a taxa de informalidade.

Sabendo disso, a economista e analista da Pnad Contínua, Adriana Beringuy, destacou que a taxa de desemprego indica o aumento da informalidade no país. “Parte da ocupação que cresce no terceiro trimestre é a que vem do trabalho informal, ou seja, não se observa ainda uma reação de emprego com carteira, por exemplo", destacou Adriana.

A analista acrescentou que "por outro lado, o trabalho sem carteira assinada já mostra, sim, um processo de recuperação. O que se pode perceber é que, no terceiro trimestre, há um cenário menos desfavorável do que aquele cenário ruim visto no segundo trimestre”.

*Com informação de Agência Brasil

 

Leia também

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes