Como emitir a Carteira de Trabalho Digital pelo aplicativo?

A carteira de trabalho física (CTPS) deixou de ser emitida em setembro de 2019, e as novas contratações são registradas digitalmente

Com o fim da emissão da carteira de trabalho física (CTPS), em setembro de 2019, as novas contratações tem registro digitalmente. Dessa forma, é possível emitir a Carteira de Trabalho Digital pelo próprio aplicativo, e o CPF passa a valer como número-chave.

O que é?

A Carteira de Trabalho Digital permite que o trabalhador acesse o histórico trabalhista, informações salariais e registro de férias. Além disso, permite a solicitação do seguro-desemprego e abono salarial. O aplicativo teve lançamento em 2017, e sua nova versão foi feita em 2019, quando passou a substituir o documento impresso. Assim, equivale ao modelo do documento emitido em papel. No caso da carteira digital, o CPF passa a valer como número-chave, sem precisar agregar ao novo documento.

 

Como tirar a Carteira de Trabalho Digital?

Para solicitar e emitir a carteira de trabalho digital,  é preciso:

  1. Baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” na loja de aplicativos de seu celular;
  2. Depois disso, se deve clicar em “Entrar” e digitar informações como o número do CPF.

Nessa etapa, quem já tem cadastro no acesso.gov.br, Sine Fácil ou no Meu INSS precisa apenas digitar sua senha e autorizar o uso dos dados pessoais para ter acesso ao documento digital. Quem não tem cadastro em uma dessas plataformas deve ir até o acesso.gov.br e criar uma conta. Trata-se de uma plataforma do governo federal de identificação dos cidadãos, permitindo acesso unificado aos serviços públicos na internet. Por fim, o aplicativo oferece informações sobre contratos de trabalho e benefícios. Além da função de envio da carteira, após responder um questionário.

Os registros na carteira digital são feitos a partir do CPF. Portanto, o trabalhador deve informar o CPF ao empregador quando contratado e terá o registro na carteira, que nessa versão não apresenta um número específico. Assinar a carteira passa a ser de forma eletrônica, através do eSocial.

O passo a passo está aqui.

 

Leia também:

O que fazer se a carteira de trabalho for perdida ou roubada?

O trabalhador tem direitos mesmo sem carteira de trabalho? veja

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes