Empréstimo do Auxílio Brasil: quais bancos vão oferecer o dinheiro?

O crédito consignado para os beneficiários ainda não foi regulamentado, mas bancos já se manifestam sobre oferta

Desde que a lei que autoriza o empréstimo do Auxílio Brasil foi sancionada, no dia 3 de agosto, milhões de brasileiros que precisam de recursos aguardam para saber mais detalhes sobre como vai funcionar o crédito para os beneficiários do programa e quando o valor será liberado pelos bancos.

No entanto, o Ministério da Cidadania não publicou a regulamentação da lei 14.431 até o momento e, por isso, ainda não é possível saber quais serão as regras para que as instituições financeiras possam oferecer o consignado. O fato é que alguns bancos privados já se pronunciaram a respeito do assunto e não pretendem aderir ao empréstimo.

Quais bancos vão oferecer o empréstimo do Auxílio Brasil?

Logo que o presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou a lei 14.431, especialistas manifestaram preocupação em relação ao endividamento da população mais vulnerável. O Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (IDEC), por exemplo, considera o empréstimo um retrocesso, já que favorece os bancos em detrimento das famílias. “O texto que foi sancionado pelo governo federal é problemático e pode piorar a situação de quem depende de benefícios sociais para poder sobreviver”, diz o site da instituição.

O receio com relação ao empréstimo do Auxílio Brasil também ocorre por parte dos bancos. Segundo matéria publicada pelo portal IG, Bradesco, Itaú, Nubank, BMG, Inter, Sicoob e Santander já declararam que não vão oferecer o crédito. Durante uma coletiva de imprensa, o presidente do Bradesco, Octavio de Lazari Junior, disse que “Em vez de ser uma boa operação para o banco e para o cliente, entendemos que a pessoa terá mais dificuldade quando o benefício cessar”.

A expectativa é de que os bancos públicos (Caixa e Banco do Brasil) ofereçam o empréstimo do Auxílio Brasil, mas alguns bancos privados também devem aderir à modalidade. Em uma rápida busca na internet, é possível simular o crédito em instituições como Safra Financeira e Banco Pan. No entanto, ainda é preciso aguardar a regulamentação da lei.

Como vai funcionar o crédito e quais serão os juros cobrados pelos bancos?

De acordo com o governo federal, o empréstimo do Auxílio Brasil vai funcionar na modalidade consignada, da mesma maneira que já acontece com funcionários aposentados e pensionistas do INSS e trabalhadores com carteira assinada. Isso significa que, por lei, os bancos estão autorizados a reterem uma parte do benefício para fins de quitação da dívida. Dessa forma, o beneficiário que estiver no programa receberá um valor menor por mês.

A lei prevê ainda que a margem consignável (ou seja, o valor que pode ser comprometido pelo beneficiário) será de no máximo 40% do total recebido por mês. Levando em conta, portanto, o piso do Auxílio Brasil que é de 400 reais, cada parcela não poderá ultrapassar R$ 160.

Por outro lado, o texto da lei 14.431 não limita o teto de juros que poderão ser aplicados pelos bancos. Mas, no dia 8 de agosto, Bolsonaro esteve na sede da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em São Paulo e, de acordo com o Correio Braziliense, pediu que os bancos ofereçam o crédito com juros menores aos beneficiários do Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que também poderão solicitar o empréstimo.

Quando o empréstimo do Auxílio Brasil vai ser liberado?

Como a regulamentação da lei que autoriza o empréstimo do Auxílio Brasil ainda não foi publicada pelo Ministério da Cidadania, não é possível saber quando o crédito poderá ser oficialmente oferecido pelas instituições financeiras.

O ministro Ronaldo Bento disse, em vídeo publicado pelo UOL, que isso deve ocorrer ainda no mês de agosto.

Logo que a pasta divulgar as regras do consignado por instrução normativa, definindo prazo de pagamento, valores e outros requisitos, os bancos já poderão oferecer o crédito. Mas é importante ressaltar que cabe a cada instituição definir se vai aderir ao sistema ou não.

Como pedir o empréstimo Auxílio Brasil?

Para pedir o empréstimo do Auxílio Brasil é preciso que o beneficiário fique atento ao contrato. Segundo a lei sancionada pelo presidente, os bancos precisam informar, de maneira clara, qual o valor emprestado, as taxas de juros, o prazo de pagamento e quanto será descontado por mês do benefício. Mas os bancos só devem divulgar como pedir o empréstimo depois da publicação das instruções do governo federal.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes