Entenda o pacote de estímulos de Joe Biden: por que ele influencia o dólar?

A provável entrada de 1,9 trilhão de dólares na economia deve ajudar a movimentar os mercados, mas desvaloriza a moeda.

O país, que ocupa o 1º lugar no ranking em casos de covid-19, pode ganhar um respiro na atividade econômica, ainda que a moeda caia.

No próximo dia 20 de janeiro, Joe Biden tomará posse como o próximo presidente americano. Com isso, deve passar a cuidar de assuntos urgentes, como a vacinação contra a covid e a revitalização econômica do país. Enquanto os Estados Unidos têm ficado em primeiro lugar na escala em número de casos da doença, o pacote de estímulos proposto por Joe Biden já mexeu com o mercado na última semana, influenciando naturalmente o movimento do dólar, que caiu. O que é preciso entender sobre isso?

Primeiramente, vale entender o tamanho das medidas em termos financeiros. O pacote de estímulos de Joe Biden deve custar 1,9 trilhão de dólares, sendo 1 trilhão de auxílio às famílias americanas e 40 bilhões para empresas e comunidades locais. O governo também pretende ajudar estados e municípios e o setor da saúde. Ou seja, é uma enxurrada de dinheiro.

Com tanto dólar a mais no mercado, é natural que a moeda americana tenha que encarar desvalorização. Além disso, as atividades econômicas ao redor do globo vêm sofrendo os impactos do isolamento social. Desse modo, quando uma injeção de dinheiro é aplicada por governos ao redor do mundo, também serve de empurrão para combater os prejuízos econômicos causados no último ano.

Pacote de estímulos joe biden
Imagem: reprodução

Pacote de estímulos de Joe Biden deve levantar a economia

 

Com relação à economia americana, a expectativa é que o pacote de estímulos de Joe Biden ajude a manter a liquidez do mercado, já que o país também registra recordes no número de pedidos de auxílio-desemprego. Na última semana, por exemplo, foram 965 mil novos pedidos, um número maior que a expectativa dos analistas e a maior alta em 5 meses. 

Segundo Joe Biden, o pacote de resgate tem como objetivo evitar a fome e reduzir a pobreza que aumentou no país devido aos impactos da pandemia de covid-19. Estão previstos cheques de estímulo e seguro-desemprego suplementar até setembro.

A ajuda para a economia dos Estados Unidos se reflete na valorização das ações nas Bolsas americanas. Biden afirmou em seu pronunciamento sobre o plano que apesar de não ser barato, o pacote obteve apoio de economistas, instituições financeiras e bancos de Wall Street.

 

Real, dólar e ações

 

No Brasil, o câmbio vem sofrendo com a volatilidade do início do ano. O pacote de estímulos de Joe Biden ajudou a moeda a recuperar parte das perdas que se acumulavam. Por exemplo, na última sexta, dia 15, o dólar fechou em queda pela terceira sessão seguida, com desvalorização de 1,90%, a R$ 5,2097. E agora o foco é na questão das vacinas contra a covid. Os dois temas, aliás, vêm sendo os mais importantes quando se trata de entender os reflexos sobre as moedas e os investimentos. No Brasil, ainda existe a questão do risco fiscal, que volta e meia acaba se refletindo no mercado.

As movimentações devem continuar ocorrendo no cenário próximo, já que o pacote de estímulos de Joe Biden precisará ser aprovado. E ainda que o Congresso esteja nas mãos dos democratas nos Estados Unidos, a aprovação pode não ser tão simples e rápida, o que deve causar oscilações na moeda e nos mercados acionários

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes