Governo libera FGTS de 1000 reais e adianta 13 salário dos aposentados

Pagamento do FGTS e 13 salário começam em abril de 2022

O governo federal anunciou hoje, 17 de março, que vai repetir em 2022 a antecipação do pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS. Além disso, o pacote de benefícios de Bolsonaro libera neste ano eleitoral o saque do FGTS de 1000 reais para trabalhadores com carteira assinada.

Governo libera FGTS de 1000 reais

O saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço foi confirmado e o governo libera 1000 reais do FGTS por trabalhador, das contas ativas ou inativas a partir de 20 de abril de 2022.  Isso significa que quem adere à opção pode retirar o valor na Caixa Econômica Federal, de acordo com o calendário a ser divulgado após a publicação da Medida Provisória no Diário Oficial da União.

Especula-se que o governo fará novamente a liberação do auxílio seguindo os mesmos parâmetros anteriores, permitindo a retirada de acordo com o calendário de saque por aniversário. No ano passado, o pagamento do FGTS emergencial começou em agosto. Em 2020, o crédito teve início em 29 de junho de 2020 e ficou disponível para o trabalhador até 31 de dezembro.

Para saber se há dinheiro no fundo, os trabalhadores precisam consultar o site oficial da Caixa, nas agências, por telefone (0800 726 0207) ou por meio do Aplicativo FGTS disponível para smartphones Android e iOS. Tem direito ao Fundo de Garantia o trabalhador com carteira assinada, seja doméstico, temporário, rural, intermitente, safreiros e atletas profissionais.

Se o trabalhador nunca entrou no site para a consulta, o primeiro acesso do site do FGTS deve ser feito da seguinte forma:

  1. insira seu NIS ou CPF e clique em "Cadastrar senha"
  2. Leia o regulamento e clique em "Aceito"
  3. Preencha os dados pessoais
  4. Crie uma senha com até 8 dígitos, com letras e números, e confirme.
  5. Faça o login com o CPF ou NIS, e a senha cadastrada.

O FGTS foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

13 salário dos aposentados será antecipado

O governo federal também vai antecipar o pagamento do 13º de aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Com a mudança, o dinheiro será disponibilizado entre os meses de abril e maio para aqueles que recebem um salário mínimo - valor de R$ 1.212,00, conforme o número final do benefício, sem o dígito.

  • Primeira parcela do 13 salário dos aposentados: 50% do valor, de 25 de abril a 6 de maio
  • Segunda parcela do 13 salário dos aposentados: 50% do valor, de 25 de maio a 7 de junho

já os aposentados e demais beneficiários que recebem valores acima de um salário mínimo, a antecipação do décimo terceiro será paga entre maio e junho de 2022.

Confira o calendário do décimo terceiro

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes