Dedução do PGBL reduz imposto na declaração do IR2021

Esse tipo de plano de previdência permite deduzir os valores depositados em até 12% da renda bruta anual tributável.

Por enquanto, o prazo oficial para a entrega da declaração do Imposto de Renda é 31 de maio. Esse prazo está assegurado por Instrução Normativa da Receita Federal, a de nº 2.020 . Portanto, ele foi esticado em mais um mês além de 30 de abril, como inicialmente previsto.

A prorrogação se dá em consequência da pandemia e as medidas de restrições de circulação de pessoas e funcionamento de muitas atividades o que pode dificultar o levantamento de dados. E também para adiar o pagamento das cotas diante das dificuldades financeiras da população.

Mas vale lembrar que existe a possibilidade de que ele venha a ser ainda mais dilatado, em função do projeto de lei, aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, e depende apenas de sanção presidencial. Esse projeto adia para 31 de julho o prazo de entrega. De todo, modo, convém contar com a data oficial que está valendo, ou seja, o dia 31 de maio.

Como o PGBL diminui o imposto de renda

A dedução de até 12% do que foi depositado em PGBL da renda bruta na declaração do Imposto de Renda  é um adiamento do imposto. Quem tem um plano de previdência modalidade PGBL, Plano Gerador de Benefício Livre, e aproveitou o ano anterior para realizar aportes extras tem agora uma vantagem na hora de acertar as contas com o Leão.

Isso porque esse tipo de plano de previdência permite deduzir os valores depositados em até 12% da renda bruta anual tributável. Na prática, isso reduz a base de cálculo e, portanto o imposto a pagar, ou aumenta os valores da restituição.

A gerente comercial de Vida e Previdência da Porto Seguro, Lucimara Santos, afirma que “além da possibilidade da dedução no IR, investir em previdência privada ajuda o cliente a construir seu planejamento financeiro para realizar sonhos e ter uma aposentadoria tranquila”.

A executiva destaca alguns benefícios da previdência privada e dá dicas para que os investidores aproveitem melhor sua previdência: “O incentivo fiscal do PGBL é um adiamento do imposto, que será cobrado no resgate ou no pagamento do benefício lá na frente”, explica ela.

Se é assim, então, a dica é reinvestir o valor da dedução no próprio plano para aumentar a reserva futura. Outra dica é optar pelo regime regressivo de tributação e manter cada contribuição aplicada por mais de 10 anos. Com essa estratégia será possível ser tributado a uma alíquota de 10% na hora de retirar o dinheiro.

Vale a pena também, segundo ela, incluir as coberturas de renda e pensões no seu plano. “Elas irão te proteger e também à sua família em caso de imprevistos financeiros”, conclui a especialista.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes