Inflação em 2021 sobe para 5,06% no boletim Focus

É o sexto aumento seguido que economistas fazem para o IPCA e supera de longe a meta do governo para o ano

O boletim Focus voltou a revisar para cima, pela sexta vez consecutiva, a previsão para a inflação em 2021. Na pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 10, economistas e analistas ouvidos pelo Banco Central (BC) indicaram um piora para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que passou de 5,04% na semana passada para 5,06% no boletim de hoje. Para 2022, no entanto, a expectativa foi mantida em 3,61% ao ano para o IPCA.

A piora para 2021 vem uma semana após o BC elevar a taxa básica de juros em 0,75 ponto porcentual, para 3,75% ao ano, pela segunda vez seguida, depois de enxergar risco inflacionário decorrente de eventual descontrole das contas públicas e pelo adiamento da agenda de reformas no Congresso. O IPCA é usado pelo governo para definir sua meta de inflação anual, por isso considerado pelo mercado como a inflação oficial do país.  A nova previsão do boletim Focus desta segunda-feira ficou ainda mais distante da meta do governo uma inflação de 3,75% para 2021.  Nesta semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC divulga a ata da reunião da semana passada.

Focus mantém juros - inflação 2021

Apesar de elevar a previsão para a inflação, a estimativa para os juros foi mantida em 5,50% ao ano, a mesma da semana passada, a despeito da elevação da Selic pelo BC. Para 2022, a taxa também foi mantida em 6,25% ao ano, a mesma da última pesquisa. A previsão do Focus supera a alta acumulada do IPCA em 12 meses até março, de 6,12%,divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Também nesta semana o IBGE divulgará o IPCA de abril.

Economia melhora em 2021

As expectativas para o crescimento da economia em 2021 melhoraram, com os economistas prevendo agora uma expansão de 3,21%, ante previsão de 3,14%, na semana passada, para o Produto Interno Bruto (PIB). O boletim também melhorou a para 2022,  para alta de 2,33% para o PIB, a mesma de quatro semanas atrás e acima dos 2,31% da última pesquisa. 

Com a previsão mais otimista para a economia, economistas ampliaram para 5,50% a expectativa para o crescimento da produção industrial em 2021, ante um crescimento previsto de 5,03% há uma semana. Para o próximo ano, no entanto, foi mantida a previsão de 2,00% de alta, repetindo a aposta da última pesquisa.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes