IGP-DI registra alta de 3,40% em maio, aponta FGV

Alta expressiva no custo de commodities agrícolas foi determinante para o resultado do indicador

O IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) acelerou a alta no mês de maio, para 3,40%, ante avanço de 2,22% em abril, informou, nesta terça-feira, 8, a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O resultado leva o índice para uma alta acumulada de 14,13% em 2021 e de 36,43% nos últimos 12 meses. A custo maior dos preços ao produtor foi determinante para o avanço da inflação medida pelo IGP-DI no mês passado, segundo André Braz, coordenador dos índices de preços da FGV.

Dentro dos preços que subiram em maio ao produtor, destaque para commodities de peso, como o minério de ferro, cujos valores registraram uma variação para cima de 17,03%, muito superior à alta de 4,63% verificada em abril.

Outro forte impacto na aceleração do IGP-DI em maio veio da alta dos preços da cana-de-açúcar, que subiram 19,30%, também bem acima da alta de 2,75% registrada no mês anterior. O café subiu 19,65% em maio, ante alta de 1,23% em abril.

Inflação ao produtor - IGP-DI

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que reflete a alta nos produtos agropecuários, subiu 4,20% em maio, ante 2,90% de alta em abril, puxado pelo custo maior dos alimentos processados, com preços em alta de 3,30% no mês passado, ante 2,32% de alta em abril.

Inflação do consumidor

A inflação apurada no Índice de Preços ao Consumidor (IPC) em maio também subiu frente ao mês de abril, registrando avanço de 0,81% em maio, ante alta de 0,23%, no mês anterior. Das oito classes de despesas que fazem parte do índice,  a FGV detectou alta de preços em cinco. O destaque voltou a ficar com o segmento de Transportes, que subiu 1,48% em maio invertendo o resultado de queda, de 0,13%, registrado em abril.

O custo da Habitação subiu em maio 1,72% em relação a abril, mês que subira 0,12%; o item Vestuário avançou 0,65% em maio ante alta de 0,19% em abril; Educação, Leitura e Recreação manteve o movimento de queda, mas ela foi menor em maio, de 0,70%, comparada a abril, quando recuou 0,75%;

No segmento de Despesas Diversas, as maiores variações ficaram com o segmento de combustíveis e lubrificantes, com preços fechando maio em alta de 3,62%, em sentido oposto à queda de 1,14% verificada em abril; o segmento tarifa de eletricidade residencial, com alta de 6,53% em maio, ante queda de 0,45% em abril; roupas, com alta de 0,87% ante 0,22% em abril; custo de alimentos para animais domésticos, que subiram 2,32% ante avanço de 0,91% em abril.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes