São cerca de 800 mil solicitações travadas em cumprimento de exigência ou falhas na documentação
Segundo dados extraídos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em 30 de setembro, e fornecidos ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) no último dia 5, o órgão possui uma fila de mais de 1,8 milhão de pedidos de benefícios à espera de resposta. São cerca de 800 mil pedidos parados no INSS em cumprimento de exigência ou falhas na documentação.
A pandemia pode ter se tornado um grande problema para os processos. Alguns casos aguardam a perícia, enquanto outros aguardam a exigência de documentos. O acúmulo resultou em um número expressivo.
Em caso do seu pedido estar parado no INSS, talvez seja necessário realizar a checagem de alguns dos dados que podem estar incorretos. Portanto, trabalhadores e segurados da previdência devem conferir as informações do Cadastro Nacional de Informações Previdenciárias (CNIS). Existem casos em que as informações não condizem com a situação do segurado, e podem gerar problemas. Assim, o segurado deve conferir e corrigir as informações do banco de dados.
Dessa maneira, para casos de solicitação de aposentadoria especial, o segurado não pode deixar de apresentar os documentos de comprovação da exposição aos agentes nocivos. Além disso, a falta de documentos ou rasuras podem travar o processo do INSS.
O instituto já notificou alguns dos casos de solicitações travadas que devem realizar o cumprimento da exigência. Trata-se do procedimento onde segurados enviam os documentos complementares, com notificação feita por SMS ou através do portal e aplicativo Meu INSS. Portanto, o envio dos documentos pode ser feito pelo aplicativo ou portal, basta:
As cópias não podem conter rasuras e podem ser em PDF ou foto legível, respeitando o tamanho do arquivo de até 5 megabytes e, ao todo, não ultrapassar 50 megabytes.
Os documentos também podem ser entregues na porta das agências, por meio de drive-thru, na chamada “exigência expressa”. Dessa maneira, devem ser entregues em envelope com lacre junto do formulário de “Autodeclaração de Autenticidade e Veracidade das Informações”, que está no site do INSS ou ao lado da urna. O envelope também deve conter dados como o nome completo, CPF, endereço, telefone, e-mail e número do protocolo do agendamento da exigência expressa.
Aqueles que esperam notificação para saber se o pedido está parado no INSS, portanto, devem ficar atentos ao Meu INSS e as informações disponíveis em "Agendamentos/Solicitações".
Leia também:
Última modificação em 28/07/2022 16:57
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso.