Prova de Vida do INSS: Saiba porque fazer e como agendar

A prova de vida do INSS deve ser realizada anualmente para garantir a continuidade do recebimento de benefícios.

A Prova de Vida do INSS é meio de comprovar que o beneficiário da Previdência Social está vivo. Sendo assim, pensionistas e aposentados devem comparecer regularmente às agências Caixa ou do INSS para que a garantia da continuidade do benefício.

 

O que é Prova de Vida do INSS?

A criação do Prova de Vida aconteceu em 2012 para evitar fraudes no recebimento de benefícios da Previdência Social. Dessa forma, quem recebe algum auxílio ou aposentadoria precisa comparecer a cada 12 meses em agências bancárias da Caixa Econômica Federal ou do INSS.  O procedimento é obrigatório para todos que recebem seus pagamentos por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Contudo, quem não faz a prova de vida, tem o bloqueio do benefício. Os beneficiários que não podem comparecer às agências bancárias por motivos de doença, dificuldades de locomoção, podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Além disso, idosos com mais de 80 anos e benefíciários com dificuldade de locomoção também podem solicitar pelo telefone 135 do INSS a visita em sua residência.

Como agendar?

O agendamento da prova de vida é feito pelo telefone da Previdência Social, o 135. Além disso, o agendamento está disponível no aplicativo "Meu INSS", nas lojas de aplicativos para smartphones Android e iOS.

Como fazer Prova de vida 2020?

Por causa da pandemia de covid-19, a obrigatoriedade da prova de vida foi suspensa em todas as cidades brasileiras até outubro. Contudo, não pode haver bloqueio dos benefícios até dezembro de 2020.

Mas também, o serviço digital disponibiliza a prova de vida por vídeo, usando a tecnologia de biometria facial. Sendo assim, o reconhecimento é pelos aplicativos Meu INSS e Meu Gov.br

 

Leia também

 

Fonte INSS
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes