13º salário do INSS: antecipação para beneficiários deve ficar para abril

Atraso se dá pela demora na aprovação do Orçamento, que deve ser votado pelo Congresso apenas em março

Com a demora na aprovação do Orçamento, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não devem receber a primeira parcela do 13º salário antecipada ainda neste mês. O benefício, que estava previsto para sair em fevereiro e março, deve ser pago em abril.

 

Novas previsões

En suma, o ministro da Economia já havia preparado o campo sobre a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS. “Temos a capacidade de antecipar benefícios, diferir arrecadação de impostos — já fizemos isso neste ano”, disse, durante audiência pública no Congresso, ao garantir que essas ações vão respeitar o teto de gastos, regra que limita o avanço das despesas à inflação.

Segundo o jornal O Globo, então em contradição ao que sinalizava o governo, técnicos afirmam que a razão do atraso é que  a folha de pagamentos de fevereiro já ter começado a ser processada sem o adiantamento natalino.

A medida depende da aprovação da proposta orçamentária e do aval do Legislativo. O governo separou R$ 704,4 bilhões para pagar benefícios previdenciários. Sem essa aprovação, os gastos da União se limitam a uma parcela dessa previsão, além de que 38% do valor previsto para a Previdência depende da autorização especial do Congresso para que, segundo o jornal, o Executivo se endivide além do permitido pela chamada regra de ouro.

Dessa forma, como a proposta orçamentária deve ser votada pelo Congresso em março, a primeira parcela da antecipação do 13º salário do INSS deve ficar para abril.

 

Quem poderá receber o 13º salário do INSS?

Todos os segurados do INSS poderão receber a antecipação do 13º salário, sendo eles quem recebe:

  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Auxílio-reclusão; e
  • Por fim, salário-maternidade.

 

Medidas em 2020

Em março, ainda no começo da pandemia, o Ministério da Economia autorizou a antecipação do 13º dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida teve como objetivo estimular a economia no início das medidas de distanciamento social. A antecipação do 13º salário em duas parcelas, com pagamentos de metade do valor em agosto e a outra parte no mês de novembro, se destina para aposentados, mas também para os beneficiários do INSS que recebem o auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

A antecipação do abono também levou a um debate sobre a criação de um 14º salário emergencial já que muitos aposentados programam a utilização do dinheiro extra justamente no fim do ano. A adoção do projeto de iniciativa popular foi feita pelo senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul.

 

Leia também:

INSS retroativo: saiba o que é e quando pagar contribuições em atraso

Saiba como consultar a carta de concessão do INSS pela internet

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes