Entenda as novas regras da aposentadoria de servidores públicos

Servidores devem possuir 25 anos de contribuição, 10 de serviço público e 5 anos no último cargo para ter direito ao benefício

Planejar a aposentadoria para o servidor público é uma possibilidade de ter um benefício mais vantajoso. Assim, você visualiza quais são as opções de aposentadoria e possui segurança financeira. Contudo, com a Reforma da Previdência, as possibilidades sofreram algumas modificações. A mudança, então, acontece para os servidores públicos federais, porque estados e municípios ficaram de fora. Dessa forma, entraram novas regras para o acesso ao direito.

 

Quais as novas regras da aposentadoria de servidores públicos?

De acordo com as mudanças, a aposentadoria por tempo de contribuição deixa de existir. Assim, mantem-se somente a aposentadoria por idade. Assim:

  • Idade: mínimo de 62 anos de idade, para mulheres, e 65 anos de idade, para homens.
  • Tempo de contribuição: no mínimo 25 anos.
  • Tempo de trabalho: 10 anos no serviço público e 5 anos no último cargo.

 

Qual o valor da aposentadoria de servidores públicos?

Em suma, a média do valor é calculada com base em todas as contribuições. Dessa maneira, aqueles que cumprem os requisitos tem direito a 60% da média salarial, com dois pontos percentuais a mais por ano de contribuição que ultrapassar os 25 anos. Apenas aqueles que entraram no serviço até 2003 e cumprirem uma das regras de transição poderão se aposentar com integralidade (igual ao último salário) e paridade.

 

Quais as formas de aposentadoria?

Com a Reforma da Previdência, o servidor público pode contar com quatro tipos de aposentadoria:

  • Invalidez permanente;
  • Compulsória;
  • Voluntária;
  • Especial.

 

1. Aposentadoria por invalidez permanente

A aposentadoria  de servidores públicos por invalidez permanente é um benefício concedido para aqueles que apresentarem incapacidade permanente para o trabalho. Portanto, eles devem estar devidamente atestados com o laudo médico pericial. A incapacidade não precisa ser apenas física, mas psicológica ou emocional. Por outro lado, em casos de incapacidade decorrente de acidente em serviço, o benefício pode ser integral.

 

2. Aposentadoria compulsória

Esta forma de aposentadoria acontece de maneira obrigatória e automática aos servidores que:

  • completarem 70 anos até 04/12/2015
  • completarem 75 anos, a partir de 04/12/2015

 

3. Aposentadoria voluntária

A aposentadoria voluntária trata da passagem do servidor para a inatividade, por motivação própria, por alcançar as exigências constitucionais e a legislação vigente.

 

4. Aposentadoria integral

Esse benefício terá um valor integral, além disso o servidor terá direito a integralidade e a paridade. As regras podem variar de acordo com a data de ingresso do segurado.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes