Atrasados do INSS: Justiça libera R$ 847 milhões para pagamentos

Os pagamentos são relativos a revisões de aposentadorias, auxílio-doença, pensões e outros benefícios.

Nos próximos dias um grupo de segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá acesso a pagamentos relativos a revisões de aposentadorias, auxílio-doença, pensões e outros benefícios. O Conselho da Justiça Federal (CJF) liberou ontem (28) o montante de cerca de R$847 milhões para pagamentos de atrasados do INSS.

Esses recursos são destinados a mais de 59 mil pessoas que entraram com processos sobre seus benefícios. Ao passo que, são repassados aos Tribunais Regionais Federais (TRFs), que devem depositar o dinheiro nas contas judiciais dos segurados.

Além disso, esses pagamentos são requisições de pequeno valor (RPVs), que se tratam de ordens judiciais para que o poder público pegue débitos devidos, com o valor de até 60 salários mínimos. Para valores acima disso, usa-se o instrumento do precatório. Os pagamentos deste mês se referem as requisições autuadas em dezembro de 2020.

Como saber se vou receber o atrasado do INSS?

Os atrasados do INSS equivalem a valores que o segurado tinha direito e não recebeu. Ao pedir pela revisão do benefício e obter esse direito, o cidadão deve receber a diferença entre o pagamento que recebeu e o que deveria estar recebendo. O dinheiro é liberado apenas quando o processo é finalizado.

Para consultar se sua requisição de pequeno valor, ou RPV, foi liberada é preciso acessar o site do TRF de sua região, onde a ação teve início. Nota-se que cada um dos cinco TRFs têm seu próprio cronograma de depósitos. Bem como, informações sobre a data em que as cotas serão liberadas para saque.

Então, veja em que estados cada TRF atua para realizar a sua consulta:

  • TRF da 1ª Região: sede no DF, e jurisdição no DF, MG, GO, TO, MT, BA, PI, MA, PA, AM, AC, RR, RO e AP
  • TRF da 2ª Região: sede no RJ, e jurisdição no RJ e ES
  • TRF da 3ª Região: sede em SP, e jurisdição em SP e MS
  • TRF da 4ª Região: sede no RS, e jurisdição no RS, PR e SC
  • TRF da 5ª Região: sede em PE, e jurisdição em PE, CE, AL, SE, RN e PB

Nota-se que, para verificar se está neste lote de pagamentos dos atrasados do INSS de janeiro, deve-se informar a "Data protocolo TRF” referente a dezembro de 2020. Então, no campo referente a “Situação da requisição”, haverá o dado sobre o pagamento.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes