Como conseguir o processo administrativo do INSS?

Aposentados podem pular etapa do requerimento e obter o documento através do portal Meu INSS

Para os aposentados que buscam revisar o valor do benefício, um dos documentos importantes é o processo administrativo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Aqueles que fizerem o pedido da cópia digital do documento devem esperar a liberação, que pode levar até dois meses, segundo o jornal Agora São Paulo. Contudo, o segurado pode pular a etapa e, através do Meu INSS, baixar o processo. O requerimento de cópia do processo é voltado para os segurados com pedidos mais antigos, que ainda não foram digitalizados, e não é necessária para todos. Veja como baixar:

 

Onde conseguir o processo administrativo do INSS?

  1. Acesse o Meu INSS;
  2. Clique em Agendamentos/Solicitações na tela inicial;
  3. Procure entre as fichas de solicitações que aparecem na tela a que corresponde ao pedido do benefício cujo processo administrativo você quer baixar e clique sobre a lupa para detalhar o requerimento;
  4. Role a tela para baixo até encontrar a imagem do botão com a inscrição BAIXAR PROCESSO.

 

Como solicitar a cópia de processo administrativo no INSS?

Para os segurados que possuem pedidos mais antigos e que ainda não foram digitalizados, a solicitação da cópia do processo no INSS pode ser feita através do portal Meu INSS. Após verificar se a cópia já está disponível, o segurado deve:

  1. Acesse o login no Meu INSS;
  2. Clique em Agendamentos/Solicitações;
  3. Selecione "Novo requerimento";
  4. Escolha o serviço que deseja e clique em "Atualizar";
  5. Confira ou altere seus dados de contato e depois clique em “Avançar”;
  6. Preencha os dados necessários para concluir o seu pedido.

E é possível acompanhar a resposta do processo em Agendamentos/Solicitações.

 

Como acessar a plataforma do Meu INSS?

A plataforma Meu INSS pode ser acessada através de site ou aplicativo, ambas as opções podem ser feitas pelo próprio celular do segurado. O endereço do site é: gov.br/meuinss. Então, basta ter um aparelho com internet para entrar. Além disso, para baixar a plataforma, basta procurar por “Meu INSS” na loja de aplicativos do celular e clicar na opção de baixar.

Então, após efetuar o cadastro, o segurado pode fazer o login no Meu INSS e solicitar os serviços que desejar. Na tela inicial, há sugestões de alguns itens e para acessá-los, basta clicar sobre eles e seguir as orientações seguintes. É possível, por exemplo, ver o calendário de pagamentos de benefícios e marcar perícia médica.

 

Como fazer o pedido de revisão?

Revisões como a 'revisão da vida toda', dependem da ajuda de um advogado, já que a revisão surgiu a partir de decisão no STJ. A solicitação da revisão é feita na justiça, já que o INSS não tem o dever de fazer essa revisão.

O valor que você pode receber com a Revisão do Teto do INSS pode variar, e o cálculo considera o câmbio entre moedas que estavam vigentes no país. Assim, recomenda-se a consulta previdenciária com advogado especialista para uma resposta mais exata. Não existe prazo para entrar com o pedido, contudo você só terá direito a receber os valores atrasados dos últimos cinco anos, além do acréscimo no valor do seu benefício.

 

Leia também:

Saiba tudo sobre o Meu INSS e como usar os serviços disponíveis

Telefone INSS: veja qual o número e como funciona o atendimento

Fonte Agora São Paulo
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes