Telefone INSS: veja qual o número e como funciona o atendimento

É possível ligar para o telefone do INSS de segunda a sábado, entre às 7h e às 22h, no horário de Brasília.

Uma das formas de entrar em contato com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é através da Central de Atendimento do órgão. Para isso, basta ligar no número 135, por celular ou telefone fixo. Além do telefone do INSS, também é possível acessar serviços de forma presencial, nas agências, ou pela internet, através do site ou aplicativo Meu INSS.

Nessa central, o segurado pode obter informações sobre serviços da Previdência Social, marcar perícia médica e dar entrada em benefícios, como aposentadoria, auxílio-reclusão, pensão por morte e salário-maternidade.

Em setembro do ano passado, o INSS informou a contratação de mais uma central de atendimento para aprimorar os serviços do telefone 135. A expectativa era de aumento de 30% na capacidade de atendimento nesse canal, após essa contratação.

Como ligar na Central de Atendimento do INSS?

Para entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS basta digitar pelo número 135 no momento da ligação. O procedimento é gratuito ao ligar de telefone fixo ou público. Ao passo que, para ligações com celular cobra-se o custo de uma ligação local.

É possível ligar para o telefone do INSS de segunda a sábado, entre às 7h e às 22h, no horário de Brasília.

Como funciona?

Ao ligar para o telefone do INSS, o segurado tem cinco opções de consulta. Na primeira, é possível obter informações sobre a aposentadoria para a pessoa com deficiência, com base na Lei Complementar 142/2013.

Já a segunda opção, é relacionada a revisão. Sendo assim, caso o segurado tenha direito a revisão de benefício do INSS, ele terá acesso a informações sobre o reajuste do pagamento.

Em seguida, na terceira opção, o trabalhador pode consultar a situação de seu benefício, além de se informar sobre serviços da Previdência Social. O atendimento é eletrônico.

A opção número quatro é para o segurado fazer elogios, reclamações, sugestões ou denunciar irregularidades contra o sistema previdenciário. O que será encaminhado a Ouvidoria-Geral.

Por fim, na quinta opção, o cidadão pode falar diretamente com um atendente. É possível, realizar a inscrição na Previdência Social, agendar perícia médica, dar entrada em benefício, agendar a contagem do tempo de contribuição ou a emissão da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

Quais os serviços do telefone do INSS?

Confira a lista de alguns dos serviços que o segurado tem acesso ao ligar para o telefone do INSS:

  • Informação sobre os serviços da Previdência Social
  • Agendamentos
  • Requerimento de auxílio-doença
  • Consulta às perícias médicas agendadas
  • Verificação da data de pagamento de benefício
  • Informação sobre a situação do benefício
  • Inscrição do contribuinte individual

Documentos para ter em mãos antes de ligar:

Ademais, veja também os documentos e dados que o cidadão deve ter em mãos antes de ligar para o telefone do INSS, de modo a facilitar o atendimento:

  • Número de inscrição na Previdência Social, do PIS/PASEP ou do NIT;
  • CNPJ ou CPF do empregador;
  • Documentos pessoais, como RG e CPF;
  • Número do benefício, para o caso do segurado que está recebendo o auxílio-doença

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes