Confira como pagar INSS atrasado e veja os prazos

Para emitir o boleto do INSS atrasado, o cidadão deve acessar a plataforma Meu INSS. A Central 135 não calcula recolhimentos atrasados.

O pagamento das guias de contribuição garantem aos trabalhadores autônomos o acesso a benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso é feito pelos contribuintes individuais e facultativos por meio da emissão da Guia da Previdência Social (GPS), que tem como data de vencimento o dia 15 de cada mês. No caso de pagar o INSS atrasado, o segurado deverá arcar com multa e juros.

Como funciona o pagamento com a GPS?

A GPS, a Guia da Previdência Social, se trata do documento usado por contribuintes individuais e facultativos para pagar a sua contribuição mensal ao INSS. Ela pode ser emitida pela internet, ao passo que o cidadão também tem a opção de comprar um carnê em papelaria e preencher manualmente.

Ao efetuar o pagamento desta guia, o segurado garante o seu acesso a benefícios previdenciários quando devidos, como o auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão. Além de sua aposentadoria.

A saber, na categoria de contribuinte individual se inserem os trabalhadores autônomos ou que prestam serviço de maneira eventual a empresas. Já na modalidade de contribuinte facultativo, estão as pessoas que não possuem renda própria, mas optam por contribuir ao INSS.

Ao preencher a guia, é preciso inserir o código de recolhimento da categoria, o valor do recolhimento e outras informações. Ademais, a GPS vence no dia 15 de cada mês. E no caso de pagar o INSS atrasado, o trabalhador terá que arcar com multa e juros.

Quais são os juros e multa da GPS em atraso?

A multa para quem deixar de pagar a GPS até o dia 15 de cada mês, é de 0,33% por dia de atraso. O cálculo será feito partir do dia seguinte ao vencimento da guia até o dia em que fizer o pagamento, ficando limitado a 20%.

Já os juros são equivalentes à taxa referencial da Selic até o mês anterior ao pagamento. Sendo calculados a partir do primeiro dia do mês posterior ao vencimento. E de 1% no mês em que a GPS em atraso for paga.

Qual o prazo para calcular o INSS atrasado pela internet?

Há um prazo para o segurado do INSS calcular o pagamento de sua contribuição atrasada. No caso do contribuinte individual, é possível fazer o cálculo online para recolhimentos referentes aos últimos cinco anos. Para períodos mais antigos, o cidadão precisa ir até uma agência do INSS a partir do dia 16 de cada mês.

Em relação ao segurado facultativo, só é possível calcular o INSS atrasado pela internet caso ainda possua a qualidade de segurado. Nota-se que o período de graça para esse grupo é de seis meses a partir da última contribuição realizada. Sendo assim, essa categoria deve ir até uma agência do INSS para calcular a GPS vencida a mais de seis meses.

Como gerar boleto do INSS atrasado?

Para conseguir pagar a GPS após o prazo de vencimento, o segurado deve emitir uma nova guia, desta vez com código de barras para que a rede bancária aceite o pagamento.

Desse modo, para emitir o boleto do INSS atrasado, o cidadão deve acessar a plataforma Meu INSS. Nota-se que a Central de telefone 135 não faz o cálculo de recolhimentos atrasados.

Ao fazer login com CPF e senha no site ou aplicativo, o segurado deve clicar na opção “Emitir Guia de Pagamento (GPS)”. Então, ocorrerá um redirecionamento para o site da Receita Federal, para o Sistema de Acréscimos Legais (SAL).

Gat1
Sistema de acréscimos legais (sal)

Nesta nova página, o usuário deve informar o tipo de filiação ao INSS. Neste caso, se contribuinte individual ou facultativo. Bem como, digitar o número do NIT/PIS/PASEP no campo correspondente, e clicar em “Confirmar”.

Em seguida, a orientação é informar os meses que deseja pagar. Os valores já aparecerão acrescidos de multa e juros. Basta clicar em “Gerar GPS” para obter o boleto para pagar o INSS atrasado.

Como verificar se tem contribuições atrasadas?

Para verificar se tem contribuições atrasadas, o contribuinte individual ou facultativo pode acessar o Extrato de Contribuição (CNIS), disponível no site ou aplicativo Meu INSS. Nesse extrato, pode-se verificar todos os recolhimentos realizados.

Nota-se que o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) indica as contribuições à Previdência Social realizadas em nome de um segurado. Vale tanto para empregado formal e doméstico. Quanto para recolhimentos dos autônomos, que pagam GPS.

Para emitir o extrato é simples. Basta fazer login no aplicativo Meu INSS. E na página inicial clicar em “Extrato de Contribuição (CNIS)”. Feito isso, já é possível visualizar o documento. Na parte superior e data de início dos recolhimento e a data da última contribuição feita ao INSS. Pode-se observar também os valores das contribuições realizadas. Para fazer download, basta clicar em “Baixar PDF”.

Ademais, o documento também pode ser útil no momento de solicitar algum benefício previdenciário, como forma de comprovar as contribuições ao órgão.

Leia também:

Saiba como preencher a GPS e garantir contribuições ao INSS

Contribuinte individual do INSS: veja como pagar GPS pela internet

Confira os códigos de pagamento do INSS para autônomos

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de lucia cristina
    Lucia Cristina Diz

    Bom dia! Minha irmã, esqueceu de pagar o GPS desse mês! O sal não funciona pra gerar a guia atrasada. Ela tá nervosa! Já tentou de tudo. O que fazer agora? Obg!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes