Saiba como preencher a GPS e garantir contribuições ao INSS

Para preencher a GPS é necessário saber alguns dados, como por exemplo o código de recolhimento, valor da contribuição e número do NIT.

Alguns segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem recolher por conta própria os seus valores para a Previdência Social. É o caso dos contribuintes individuais e facultativos, que fazem isso através da emissão da Guia da Previdência Social (GPS). Desse modo, para preencher a GPS é necessário saber alguns dados, como por exemplo o código de recolhimento, valor da contribuição e número do NIT.

O que é a GPS?

A GPS, ou Guia da Previdência Social, é o documento usado para recolher as contribuições do INSS. A partir do pagamento desta guia, o trabalhador passa a garantir sua aposentadoria e a ter acesso a outros benefícios previdenciários quando devidos, como pode ser o caso do auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

É possível emitir esse documento pela internet ou ainda comprar um carnê em papelaria e preencher manualmente. O pagamento pode ser feito em bancos conveniados, lotéricas ou ainda por meio de débito em conta bancária a partir de aplicativo da instituição financeira.

Quem precisa pagar essa guia?

Para os empregados formais que trabalham em empresas, o recolhimento para a Previdência Social é de responsabilidade do empregador. Ao passo que, os trabalhadores autônomos e outros cidadãos que optam por contribuir ao INSS devem pagar a GPS.

É o caso dos contribuintes individuais, que é a categoria destinada aos trabalhadores que atuam de forma autônoma ou que prestam serviços eventualmente à empresas, sem vínculo formal. E dessa forma, optam por contribuir ao INSS.

Há também os segurados facultativos. Podem escolher contribuir nessa categoria, as pessoas com mais de 16 anos de idade e que não possuem renda própria.

Como emitir?

Para emitir e preencher a GPS pela internet, o trabalhador deve acessar o portal ou aplicativo Meu INSS e fazer login com CPF e senha. Em seguida, é necessário escolher a opção de “Emitir Guia de Pagamento (GPS)”, ao clicar nesse item ocorrerá um redirecionamento para o site da Receita Federal.

Na nova página, o trabalhador deve escolher a categoria de contribuinte em que se encaixa e informar o número do NIS/PIS/PASEP. Por fim, clicar em “Confirmar” para gerar a guia de pagamento.

Como preencher a GPS?

Então, veja como preencher a GPS para os pagamentos feitos em dia. Nota-se que a guia vence no dia 15 de cada mês, e em casos de atraso a rede bancária só aceita a GPS gerada com código de barras, bem como conterá multa e juros.

Como preencher a gps
Guia da previdência social

Veja abaixo que informações colocar em cada campo para preencher a GPS corretamente.

  • Campo 1: indicar o nome do contribuinte, telefone e endereço
  • Campo 2: nesta área é preciso informar a data de vencimento
  • Campo 3: o contribuinte deve inserir o código de pagamento de sua categoria
  • Campo 4: deve-se informar a Competência, com o mês/ano de referência do recolhimento
  • Campo 5: é a área do Identificador, deve inserir o número do NIT/PIS/PASEP do contribuinte
  • Campo 6: neste campo se deve colocar o valor devido ao INSS pelo trabalhador
  • Campo 11: é preciso inserir o valor total a ser recolhido ao INSS

No caso da GPS em carne, a ser preenchida de modo manual, deverão ser usadas duas vias. A primeira pode ficar como forma de controle do agente arrecadador. Já a segunda via, é destinada ao contribuinte, como meio de comprovação do recolhimento.

Para quem opta pelo pagamento trimestral da GPS, o valor da contribuição será o total das contribuições mensais agrupadas por trimestre civil. Essa opção está disponível para contribuintes individuais e facultativos que recolhem sobre o salário mínimo vigente.

 

Leia também:

Como fazer o recolhimento da contribuição do INSS em atraso?

Confira os códigos de pagamento do INSS para autônomos

INSS: como gerar a Guia da Previdência Social?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes