Covid-19 dá direito ao auxílio-doença? Veja condições e como solicitar

Doença foi o principal motivo para a concessão do benefício no 1º trimestre deste ano

Trabalhadores com a covid-19 têm direito ao auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) caso a infecção ou sequelas da doença sigam por mais de 16 dias.

Por lei, até o 15º de infecção é determinado que as empresas sigam com o pagamento integral do salário.

A covid-19 foi o principal motivo para a concessão do auxílio-doença no primeiro trimestre deste ano, segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Ao todo, 13.259 pessoas receberam o benefício. A segunda maior causa, hérnia de disco, registrou 8.053 casos.

Em 31 de março, foi publicado no Diário Oficial da União um decreto que permitiu a realização de perícias online pelo INSS. Assim, quem precisa solicitar o benefício pode fazer pela internet.  A decisão vai até 31 de dezembro deste ano e libera o recebimento do auxílio-doença por 90 dias para quem for aprovado.

Passo a passo: como solicitar o auxílio-doença por covid-19

Trabalhadores com a covid-19 a mais de 16 dias que desejam solicitar o auxílio-doença precisam ter ao menos 12 contribuições ao INSS e pagar mensalmente a Previdência.

É preciso encaminhar uma série de documentos, como o pedido de afastamento documentado via laudo com assinatura do médico informando o CID, assim como o tempo de repouso, e o CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho) - de responsabilidade da empresa. Caso ela se negue a emitir, o trabalhador pode recorrer no sindicato ou na Justiça.

A perícia online obrigatória pode ser feita pelo app Meu INSS, central de atendimento no número 135 ou pelo site www.meu.inss.gov.br/. Veja o passo a passo para solicitar o auxílio-doença por covid-19:

  1. Acesse o Meu INSS e clique em “Agendar perícia”, disponível aqui;
  2. Preencha seus dados, selecione “Não sou um robô” e clique para prosseguir;
  3. Selecione “Perícia inicial” e, depois, “Selecionar”;
  4. A plataforma vai perguntar se você tem atestado médico. Selecione “Sim” e, depois, “Continuar”;
  5. A plataforma vai informar sobre o normativo legal do serviço solicitado. Selecione “Avançar”;
  6. Informe um número de telefone e e-mail (opcional). Anexe o documento de identidade e o atestado médico (dê preferência para arquivos em pdf). Clique em “+” para adicionar os documentos;
  7. Na sequência, selecione “Avançar”;
  8. Informe seu CEP e selecione “Consultar”. Escolha a agência mais próxima e clique em “Avançar”. O passo é apenas para saber em qual unidade o benefício será mantido;
  9. Indique o local para receber o benefício;
  10. Cheque os dados e, caso estejam corretos, selecione “Declaro que li e concordo com as informações acima”. Clique em “Avançar”;
  11. Você pode gerar o comprovante da solicitação em “Gerar comprovante".

O sistema também permite agendar perícia hospitalar para pacientes internados.

Já trabalhadores que foram contaminados durante o trabalho e têm como comprovar, podem solicitar o auxílio acidentário - veja mais informações aqui. Ele garante estabilidade por 12 meses após o retorno às atividades e o valor integral do pagamento.

Leia também:
Como fazer a prova de vida 2021 do INSS
Veja como solicitar aposentadoria pelo ‘Meu INSS’ em 10 passos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes