Como fazer a prova de vida 2021 do INSS

Processo padrão é presencial, mas desde agosto de 2020 o órgão testa modalidade online para 500 mil segurados

A prova de vida de 2021 volta a ser exigida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 1º de junho, segundo publicado no Diário Oficial da União (DOU). O procedimento é feito todos os anos pelos segurados para garantir o benefício, mas estava suspenso desde março de 2020 por causa da pandemia da covid-19.

Veja abaixo o passo a passo para realizar a prova de vida 2021 do INSS.

Como fazer a prova de vida 2021?

O procedimento padrão é realizado nas redes bancárias, que também determinam o calendário de agendamento. Algumas se baseiam na data de aniversário do beneficiário, por exemplo.

Quem for convocado para realizar a prova de vida deve ir até o banco e apresentar um documento de identificação com foto (carteira de trabalho, CNH, carteira de identidade etc.).

Para aqueles que não puderem ir presencialmente, é possível indicar um procurador cadastrado no INSS para fazer a comprovação – veja mais informações aqui.

Prova de vida online

Em testes desde agosto de 2020, a prova de vida por biometria facial está disponível para cerca de 500 mil pessoas. A convocação para participar do projeto com reconhecimento facial é feita pelo INSS a beneficiários que tenham CNH e título de eleitor – o instituto informa que os seguradores recebem uma mensagem SMS com o comunicado.

Para quem foi incluído nos testes, é preciso usar dois aplicativos: o Meu INSS – disponível para Android e iOS – e o gov.br – também disponível em Android e iOS. É preciso ter cadastro prévio em ambos os apps para concluir o procedimento. Veja como fazer a prova de vida online:

  1. Abra o app Meu INSS e entre com os dados cadastrados no site meu.inss.gov.br; 
  2. Clique em “Prova de vida” e, na sequência, em “Iniciar a prova de vida”;
  3. Um comunicado na tela vai informar que o procedimento segue pelo app gov.br;
  4. Já no gov.br, informe o seu número de título de eleitor ou CNH;
  5. Depois, tire uma foto do rosto. É preciso seguir as informações na tela. Vários registros serão feitos por questão de segurança e, caso o procedimento esteja sendo feito errado, o sistema irá te avisar.

Como alterar o local?

Aposentados e pensionistas com mais de 80 anos e pessoas de qualquer idade com dificuldades de locomoção que tenham que fazer a prova de vida 2021 podem optar pela transferência de local. Na modalidade, a comprovação é feita por funcionários do INSS e é preciso apresentar declaração ou atestado médico durante a visita.

É possível fazer o agendamento pelo telefone, ligando 135, pelo site ou app:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS ou meu.inss.gov.br;
  2. Selecione o item “Agendamentos/Requerimentos”;
  3. No lado esquerdo da tela, digite no menu os dados de quem vai fazer a prova de vida (nome completo, CPF  e data de nascimento);
  4. Clique na opção “Novo requerimento”;
  5. Depois, selecione “Atualizações para manutenção do benefício e outros serviços”;
  6. Selecione “Realizar prova de vida”.

Leia também: 
Veja como solicitar aposentadoria pelo ‘Meu INSS’ em 10 passos

Você pode gostar também
buy cialis online