Como fazer a prova de vida 2021 do INSS

Processo padrão é presencial, mas desde agosto de 2020 o órgão testa modalidade online para 500 mil segurados

A prova de vida de 2021 volta a ser exigida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 1º de junho, segundo publicado no Diário Oficial da União (DOU). O procedimento é feito todos os anos pelos segurados para garantir o benefício, mas estava suspenso desde março de 2020 por causa da pandemia da covid-19.

Veja abaixo o passo a passo para realizar a prova de vida 2021 do INSS.

Como fazer a prova de vida 2021?

O procedimento padrão é realizado nas redes bancárias, que também determinam o calendário de agendamento. Algumas se baseiam na data de aniversário do beneficiário, por exemplo.

Quem for convocado para realizar a prova de vida deve ir até o banco e apresentar um documento de identificação com foto (carteira de trabalho, CNH, carteira de identidade etc.).

Para aqueles que não puderem ir presencialmente, é possível indicar um procurador cadastrado no INSS para fazer a comprovação - veja mais informações aqui.

Prova de vida online

Em testes desde agosto de 2020, a prova de vida por biometria facial está disponível para cerca de 500 mil pessoas. A convocação para participar do projeto com reconhecimento facial é feita pelo INSS a beneficiários que tenham CNH e título de eleitor - o instituto informa que os seguradores recebem uma mensagem SMS com o comunicado.

Para quem foi incluído nos testes, é preciso usar dois aplicativos: o Meu INSS - disponível para Android e iOS - e o gov.br - também disponível em Android e iOS. É preciso ter cadastro prévio em ambos os apps para concluir o procedimento. Veja como fazer a prova de vida online:

  1. Abra o app Meu INSS e entre com os dados cadastrados no site meu.inss.gov.br; 
  2. Clique em “Prova de vida” e, na sequência, em “Iniciar a prova de vida”;
  3. Um comunicado na tela vai informar que o procedimento segue pelo app gov.br;
  4. Já no gov.br, informe o seu número de título de eleitor ou CNH;
  5. Depois, tire uma foto do rosto. É preciso seguir as informações na tela. Vários registros serão feitos por questão de segurança e, caso o procedimento esteja sendo feito errado, o sistema irá te avisar.

Como alterar o local?

Aposentados e pensionistas com mais de 80 anos e pessoas de qualquer idade com dificuldades de locomoção que tenham que fazer a prova de vida 2021 podem optar pela transferência de local. Na modalidade, a comprovação é feita por funcionários do INSS e é preciso apresentar declaração ou atestado médico durante a visita.

É possível fazer o agendamento pelo telefone, ligando 135, pelo site ou app:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS ou meu.inss.gov.br;
  2. Selecione o item “Agendamentos/Requerimentos”;
  3. No lado esquerdo da tela, digite no menu os dados de quem vai fazer a prova de vida (nome completo, CPF  e data de nascimento);
  4. Clique na opção “Novo requerimento”;
  5. Depois, selecione “Atualizações para manutenção do benefício e outros serviços”;
  6. Selecione “Realizar prova de vida”.

Leia também: 
Veja como solicitar aposentadoria pelo ‘Meu INSS’ em 10 passos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes