INSS mantém suspensão da prova de vida até janeiro de 2021

A suspensão da prova de vida permite o recebimento contínuo dos benefícios do INSS para aposentados e pensionistas até início do ano que vem.

Aposentados e pensionistas do INSS que não ainda não fizeram prova de vida, não terão o bloqueio dos benefícios até janeiro de 2021. Conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU), o pagamento de pensões, aposentadorias e auxílios previdenciários permanecem até o ano que vem.

Sendo assim, a suspensão da prova de vida para o recebimento de benefícios do INSS  faz parte das medidas emergenciais de combate à Covid-19. Inicialmente, a medida entrou em vigor por conta do fechamento das agências do INSS em todo o país. Contudo, após a reabertura das unidades e alto volume de pedidos, permitiu que a medida tivesse prorrogação.

Por fim, a prorrogação da suspensão da prova de vida vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior. De acordo com a portaria 1.186, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelo bancos.

Prova de vida do INSS

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Sendo assim, a prova de vida do INSS se destina a aposentados e pensionistas , eles devem comparecer anualmente à agência bancária ou do INSS para comprovar que estão vivos e continuar recebendo os pagamentos.

A prova tem realização no mês do aniversário do segurado. Na prática, o segurado deve ir até a agência bancária em que recebe o benefício e levar documento de identificação com foto, podendo ser: carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de motorista. Em algumas instituições bancárias, é possível fazer o procedimento em terminais eletrônicos com a leitura biométrica.

Além disso, a prova de vida tem realização pela internet, pelo site ou app Meu INSS. No entanto, apenas para beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. Sendo assim,  com anexação dos documentos necessários.

Por fim, o recebimento dos benefícios do INSS tem garantia até o início de 2021, assegurados pela suspensão da prova de vida.

 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes