O que falta para a nova margem de crédito consignado passar a valer?

Medida Provisória que garante o aumento de 5% da margem de crédito consignado já foi aprovada pela Câmara do Deputados.

Vai passar a valer um novo limite de margem do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS. A informação foi divulgada pela Agência Brasil, que noticiou a novidade aprovada pelo Senado Federal no último dia 8 de março. De acordo com a nova Medida Provisória (MP) a nova margem de crédito consignado aumenta de 35% para 40% o limite.

Fora os aposentados e pensionistas do INSS, os servidores públicos federais e estaduais, e trabalhadores com carteira assinada pelo regime CLT também vão usufruir do novo limite. EbcEbcO texto já foi aprovado pelo Congresso, e espera agora a sanção do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Como vai funcionar a nova margem de crédito consignado?

Foto mostra homem contando notas de 100 reais.
Foto: marcello casal jr/agência brasil

De acordo com o texto aprovado pela Câmara dos Deputados, o percentual de 40% será descontado no contracheque do beneficiário que contratou o empréstimo, reduzindo então a taxa de inadimplência. Com isso, a taxa de juros será mais baixa para os beneficiários.

Com a nova margem de crédito consignado, cerca 35% do limite pode ser comprometido com a solicitação de empréstimo e os outros 5% para serem utilizados para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito, entretanto, este percentual não muda com a nova MP.

A margem do crédito consignado funciona como um valor específico que o segurado pode comprometer por mês do seu benefício para pagar a dívida. Mas é preciso ficar atento: ao optar pelo crédito consignado, o aposentado precisa avaliar as possibilidades, como, por exemplo, as parcelas têm desconto direto do beneficiário.

Segundo o governo federal, o objetivo de aumentar a margem é possibilitar que endividados tenham acesso a empréstimos consignados com juros menores. O aumento de 40% foi recomendação do CNPS (Conselho Nacional da Previdência Social) para auxiliar aposentados durante o período de crise econômica ocasionado pela pandemia de Covid-19, que está em seu momento mais crítico no Brasil.

Quando vai ser liberado os 5% da margem do INSS?

Como a Medida Provisória que prevê a nova margem de crédito consignado ainda não foi sancionado por Bolsonaro, ainda não se sabe exatamente qual ela passa a valer. Entretanto, o texto da MP garante que a ampliação da margem em 40%, fique disponível até o dia 31 de dezembro de 2021. Com a aprovação total do Congresso no dia 8, o presidente tem um prazo de até 15 dias para sancionar a MP.

Quem vai ter direito ao novo limite?

Confira a lista completa de quem terá direito a nova margem de crédito consignado de 40%.

  • Aposentados;
  • Pensionistas do INSS;
  • Trabalhadores com carteira assinada (CLT);
  • Servidores públicos;
  • Militares das Forças Armadas;
  • Policiais militares dos estados e do Distrito Federal;
  • Militares e policiais reformados;
  • Empregados públicos da administração direta, autárquica e fundacional de qualquer ente da Federação;
  • Pensionistas de servidores e de militares.

Leia também:

Empréstimo consignado: saiba como não cair em armadilha

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de luiz carlos
    Luiz Carlos Diz

    Já estamos no dia 28/03 e ele ainda não assinou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes