Saiba quando sairá o décimo terceiro dos aposentados do INSS

Apesar da definição dos meses de agosto e novembro para pagamento do décimo terceiro dos aposentados do INSS, há a possibilidade desse abono ser antecipado.

Benefícios do governo podem aliviar a situação de cidadãos que enfrentam problemas financeiros em meio a pandemia da Covid-19. Um dos esperados é o décimo terceiro dos aposentados do INSS e demais segurados que recebem benefícios previdenciários.

O pagamento para os meses de agosto e novembro ficou definido em decreto. No entanto, há possibilidade de antecipação, como ocorreu no ano passado. Desta vez, para os meses de fevereiro e março. Entenda a situação.

Quem pode receber o décimo terceiro do INSS?

Além dos aposentados, também recebem o décimo terceiro do INSS todos os segurados que são contemplados por algum benefício previdenciário. São eles: aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-acidente, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Qual o valor do benefício?

O valor do décimo terceiro dos aposentados do INSS é igual aos pagamentos mensais que recebem. Para quem ganha um salário mínimo, atualmente de R$ 1.100, as parcelas têm valor igual e não há desconto do Imposto de Renda. Então em 2021 serão duas parcelas de R$ 550.

Já para segurado que recebe acima de um salário mínimo o cálculo é diferente. A primeira parcela é de 50% do valor do benefício. Já a segunda recebe o desconto do IR.

Pagamento do décimo terceiro dos aposentados em 2021

A partir do Decreto nº 10.410, que foi publicado no Diário Oficial da União no dia 1 de julho de 2021, se definiu o pagamento do décimo terceiro dos aposentados do INSS para meses antes do convencional. A partir deste ano, a primeira parcela será paga em agosto e a segunda parcela em novembro. Anteriormente, a antecipação só poderia ser autorizada por meio de decreto presidencial.

Sendo assim, os segurados devem receber as parcelas do abono junto com os pagamentos dos benefícios nos meses de agosto e novembro, seguindo o calendário regular do INSS.

Benefício será antecipado?

Apesar da definição dos meses de agosto e novembro para pagamento do décimo terceiro dos aposentados do INSS, há a possibilidade desse abono ser concedido antes em 2021.

De acordo com informações da colunista do jornal Folha de São Paulo, Mônica Bergamo, o governo federal decidiu antecipar o 13º salário do INSS. Essa medida ocorre em meio ao fim dos pagamentos do auxílio emergencial e ao aumento de casos de Covid-19 no começo do ano.

Segundo a coluna, publicada em 12 de janeiro, a primeira parcela deve ser paga em fevereiro e a segunda em março. Essa antecipação é vista como viável pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, por não acrescentar novos custos ao Orçamento de 2021.

No ano passado, o pagamento do abono para aposentados também foi antecipado. A primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas foi paga entre 24 de abril e 8 de maio. E a segunda, entre 25 de maio e 5 de junho.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes