Veja quais benefícios devem ser antecipados e pagos em fevereiro

A medida visa compensar o fim do auxílio emergencial, que teve o último depósito realizado em dezembro do ano passado.

Em meio ao aumento de casos de Covid-19 no início de 2021 e ao endurecimento de medidas de restrição, o governo federal estuda soluções para minimizar os impactos da pandemia. Dentre elas está antecipar benefícios para a população, algo que ocorreu no ano passado.

Dois benefícios devem ser antecipados a partir do mês de fevereiro. Trata-se do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do abono salarial Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Essa informação foi divulgada pela colunista do jornal Folha de São Paulo, Mônica Bergamo.

O ato de antecipar benefícios é visto como viável pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, afinal não acrescenta novos custos ao orçamento. Apenas faz os pagamentos antes do previsto.

Além disso, a medida também visa compensar o fim do auxílio emergencial, que teve o último depósito realizado em dezembro do ano passado. Apesar de haver um pagamento extra para amanhã (28), destinado a quem fez a contestação de suspensão do benefício.

Antecipação do 13º salário do INSS

O 13º salário do INSS é devido a aposentados, pensionistas e demais segurados que recebem auxílio do órgão. O objetivo é antecipar o benefício para pagamento da primeira parcela em fevereiro e da segunda em março.

No ano passado também houve antecipação. Os segurados receberam a primeira parte entre 24 de abril e 8 de maio. E a segunda, entre 25 de maio e 5 de junho.

O pagamento antecipado deve ocorrer mesmo com a existência de decreto que definiu o depósito do benefício em agosto e em novembro, da primeira e da segunda parcela respectivamente, a partir de 2021.

Antecipação do abono salarial do PIS/Pasep

Em seguida, o abono salarial do PIS/Pasep é devido a trabalhadores inscritos em um dos programas por no mínimo cinco anos. Bem como, que receberam remuneração mensal média de até dois salários mínimos e tenham trabalhado por ao menos um mês no ano-base.

Os pagamentos antecipados desse benefício devem ocorrer nas mesmas datas do 13º salário do INSS. O valor do PIS/Pasep é proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano anterior. O máximo a ser pago é de um salário mínimo.

 

Leia também:

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes