A teleperícia do INSS é o atedimento on-line para a validação da continuidade dos benefícios do INSS, como por exemplo o auxílio-doença temporário. Sendo assim, o atendimento à distância deve começar nesta segunda-feira (16). Segundo o Ministério da Economia, responsável também pelas regulações trabalhistas, prevê esse tipo de atendimento até 31 de janeiro de 2021.
O atendimento virtual acontecerá por videochamada com a presença de um funcionário do INSS, médico da empresa e um perito, também da previdência social, além do beneficiário.
Teleperícia do INSS
A primeira experiência do INSS com a perícia virtual deve começar na segunda-feira (16). Sendo assim, os atendimentos virtuais são obrigatórios para beneficiários do auxílio-doença temporário e funcionários de empresas conveniadas.
Isso porque a teleperícia foi uma exigência do Tribunal de Conta da União (TCU), para comprovação da necessidade do pagamento de benefícios durante a pandemia. Além disso, para evitar fraudes ou recebimento indevido.
Para a realização do atendimento à distância, houve um consenso de mudanças sobre a atuação dos médicos. Para isso, reuniram-se Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas também, o Conselho Federal de Medicina e a Associação Nacional de Medicina do Trabalho.