Veja como atualizar dados do benefício após receber carta do INSS

Cerca de 1,7 milhão segurados vão receber notificações, por cartas físicas e virtuais. Quem recebe a carta tem até 60 dias para apresentar documentos comprovando o direito ao benefício em questão.

Desde setembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está notificando segurados que tiveram seus benefícios revisados e que se constatou necessidade de reavaliação dos documentos. Cerca de 1,7 milhão segurados vão receber notificações, por cartas físicas e virtuais.

Quem recebe a carta tem até 60 dias para apresentar documentos comprovando o direito ao benefício em questão. Caso contrário, o mesmo é suspenso. Passados 30 dias de suspensão, o pagamento é bloqueado.

Nota-se que todos os tipos de pagamentos podem ser revisados. Veja então quais são os documentos pedidos pelo INSS para atualizar os dados do benefício:

  • CPF;
  • RG;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Título de Eleitor;
  • Carteira de trabalho.

Como atualizar dados do benefício?

Depois de receber a carta do INSS, o segurado pode atualizar dados do benefício pela internet. Isso pode ser feito através do site ou aplicativo Meu INSS. O primeiro passo é acessar a plataforma e efetuar o login. Depois, é preciso clicar em “Atualização de Dados de Benefício” para anexar cópias digitalizadas dos documentos já citados.

Se o cidadão não conseguir enviar os documentos pela plataforma do Meu INSS, precisa entregá-los em uma agência do INSS. Mas para isso, se deve fazer um agendamento. O qual é feito ao lugar para o telefone 135 do INSS, escolhendo a opção “Entrega de Documentos por Convocação”.

Dados de cadastro

Mesmo sem receber uma carta para atualizar dados de benefício, é recomendado manter o cadastro atualizado. Dados como endereço, telefone e e-mail. Isso previne que o beneficiário não veja uma eventual notificação, por estar com dados antigos.

Então, para atualizar os dados cadastrais, é preciso acessar o site ou aplicativo do Meu INSS e escolher a opção “Atualizar Dados de Contato”. Já para situações como correção do nome e data de nascimento, é necessário ir em “Agendamentos/Requerimentos”. Depois, clicar em “novo requerimento” e em “avançar”. Feito isso, é preciso pesquisar pela palavra “dados” e selecionar o serviço em questão.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes