Lucro do FGTS 2021: veja quem tem direito e quando sacar o dinheiro

Os trabalhadores que precisam de um dinheiro extra podem conferir também quando é possível sacar esse rendimento

Os trabalhadores que possuíam saldo na conta do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço até o dia 31 de dezembro de 2020, têm direito de receber o lucro do FGTS 2021, que fechou o referido ano com um rendimento de R$ 8,47 bilhões.

Mas para definir o valor que cada um irá receber, o Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) irá se reunir na próxima terça-feira, 17. Para este ano, a expectativa é que seja distribuído R$ 5,9 bilhões do lucro do FGTS 2021, caso seja mantido a correção pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Assim os depósitos devem ser realizados até o dia 31 de agosto. Segundo a Caixa Econômica Federal, o dinheiro será creditado na conta referente ao Fundo de Garantia dos trabalhadores.

Quem vai receber?

Têm direito de receber o lucro do FGTS 2021 aqueles trabalhadores que possuíam saldo de FGTS até o dia 31 de dezembro de 2020. É importante ressaltar que, quanto maior o saldo na conta do trabalhador, maior será o valor recebido através da liberação do lucro. 

Segundo informações que foram repassadas pela Caixa Econômica Federal, pelo menos 160 milhões de contas, receberão o lucro do FGTS 2021. Mas uma dúvida comum entre os trabalhadores, é relacionada ao saques que foram realizados nas contas.

Diante disso, ressaltamos que para aqueles que tiverem feito o saque do FGTS em 2021, a base de cálculo não será alterada. Mas atenção: se o saque tiver sido realizados em 2020, o cálculo será feito considerando o saldo que havia na conta no dia 31 de dezembro de 2021.

Quanto vou receber de lucro do FGTS 2021?

Para fazer uma estimativa de quanto você irá receber, é preciso multiplicar o saldo que você possuía em sua conta do FGTS no dia 31 de dezembro de 2020, pela porcentagem que será divulgada pelo Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Vale ressaltar que não é preciso solicitar o recebimento do lucro do FGTS 2021, visto que para aqueles que possuem o direito serão depositadas as quantias na conta de sua titularidade.

Mas o trabalhador pode acompanhar o depósito, o que pode ser feito através do site da Caixa ou aplicativo do FGTS. Diante disso, é possível conferir o valor do lucro do FGTS 2021 que foi depositado na conta a partir do dia 31. Outra opção é ligar na Central Telefônica Caixa 111, opção 2.

Posso sacar o lucro do FGTS 2021?

Ainda segundo a Caixa, os valores que forem creditados na conta do trabalhador provenientes da distribuição do lucro do FGTS 2021, somente poderão ser sacados caso os trabalhadores se enquadrem em uma das hipóteses previstas pela Lei 8.036/90. São elas:

    Demissão sem justa causa;  Término do contrato por prazo determinado; Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior rescisão por acordo entre o trabalhador e a empresa (permitido o saque de 80% do saldo); Suspensão do trabalho avulso por prazo igual ou superior a 90 dias; Quando o trabalhador está a 3 anos consecutivos sem um trabalho formal (carteira assinada); Aposentadoria;  Financiamentos imobiliários (SFH e SFI); Em casos de amortização de dívidas;   Falecimento do titular (cabe aos herdeiros);  Trabalhador ou dependente acometido de doença grave (em estágio terminal);  Trabalhador ou dependente possuir câncer;  Trabalhador ou dependente ser portador do vírus HIV (AIDS); Saque-aniversário, ao abrir mão temporariamente do saque-rescisão (modalidade opcional).

 

LEIA TAMBÉM: Lucro do FGTS 2021: quando será liberado?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes