Multa do FGTS de 40% para 20%: veja quem perde o direito

Medida provisória deve mudar a multa de rescisão do FGTS, paga pelas empresas que demitem funcionários sem justa causa.

A política de multa do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) deve mudar em 2021. Isso porque o governo estuda mudar algumas regras em torno das leis trabalhistas. Atualmente, as empresas que demitem funcionários sem justa causa pagam uma multa de 40%. A ideia é que aconteça uma redução no porcentual pago aos trabalhadores que atuam sob regime CLT.

A mudança de 40% para metade, 20%, ainda será debatida Supremo Tribunal Federal (STF), pelo Senado e pela Câmara dos Deputados. A reforma foi levantada ainda em 2020, quando a Medida Provisória (MP) 927 seria pautada no Congresso. Mas, em virtude da pandemia da Covid-19, o assunto foi adiado. Outra mudança prevista na MP é em relação com o valor das parcelas no seguro-desemprego.

Foto mostra placa que indica o 1º andar, com dizeres: fgts/pis
Foto: marcelo camargo/arquivo/agência brasil

A proposta é que a multa do FGTS, atualmente em 40%, seja reduzida até 20% para empresas que demitirem os funcionários sem justa causa. Além disso, as empresas que contratarem trabalhadores no período de aviso prévio, vão ter que pagar alíquota mensal de contribuição de 2% no primeiro ano de contrato. Atualmente o porcentual é de 8%.

Embora seja definida, caso aprovada pelo Congresso e STF, a nova política de multa do FGTS também poderá ser negociada entre empregador e empregado. Tal acordo é bastante criticado por alguns políticos. Segundo informações da Agência Brasil, opositores da mudança defendem que ela gere "desequilíbrio na relação de forças entre patrão e empregado."

Quanto é a multa do FGTS?

Ao demitir um funcionário sem justa causa, o empregador deve pagar a multa do FGTS, referente a rescisão de contrato. Para calcular tal valor, é a regra prevê que a multa deve ser o equivalente a 50% do somatório dos depósitos efetuados na conta do trabalhador. Cerca de 40% desse valor é creditado na conta do funcionário e 10% é destinado à contribuição social para a Caixa Econômica Federal. Mas em 2020, os 10% retirados do valor total da multa do FGTS deixaram de ser obrigatórios.

Como sacar a multa rescisória?

Multa do fgts
Foto: marcello casal jr/agência brasil

Para realizar o saque da multa do FGTS, o segurado precisa comparecer a qualquer agência da Caixa. Entretanto, isso pode ser feito apenas no 5º dia útil, contado a partir da data de quitação da rescisão realizada pelo empregado, de acordo com o Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS. Entretanto, o trabalhador tem direito apenas a 80% do saque total.

O que é FGTS

O FGTS é um dos direitos garantidos aos trabalhadores de carteira assinada. Foi criado em 13 de setembro de 1966 a fim de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, através de uma abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. Se você é trabalhador de carteira assinada, entender como funciona o FGTS é necessário para estar sempre alerta a garantia de seu direito e ao saque.

Acompanhe as principais notícias do FGTS no DCI Digital.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes