DCI - Leia no
jornal DCI sobre Economia, Futebol,
Celebridades e Loterias

Novo azeite? Saiba por que o café está tão caro em 2025

O preço não parou de subir.
Escrito por Anny Malagolini
Publicado em
Atualizado em
café está tão caro
DCI

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e exportou R$ 75 bilhões da commodity só no ano passado, mas os preços do nas prateleiras dos mercados têm assustado os brasileiros. O produto já passa dos R$ 30, até marcas menos prestigiadas, mas por que está tão caro?

Por que o preço do café aumentou?

O preço do café está amargo nesse começo de ano. Considerado básico na lista de compras do brasileiros, o produto tem pesado no orçamento e a tendência é que o valor não abaixe tão cedo diante de problemas climáticos, mas não é só isso.

Secas e geadas prejudicaram a produção de café no Brasil. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) registrou uma produção de 54,2 milhões de sacas de 60 kg em 2024, representando uma queda de 1,6% em relação ao ano anterior. Mas o problema é ainda maior.

Apesar da queda na produção, as exportações brasileiras de café atingiram um recorde histórico, com um crescimento de 28,8% em 2024. O aumento na demanda internacional foi impulsionado também por problemas climáticos em outros países produtores, como Vietnã, que reduziu a oferta no mercado. Ou seja: o agronegócio brasileiro exportou mais e os consumidores do país tiveram que disputar o estoque apertado, então o preço subiu.

Tudo isso porque a desvalorização do real frente ao dólar torna as exportações mais atrativas para os produtores, que obtêm maior rentabilidade no mercado externo. Consequentemente, há uma menor oferta de café no mercado doméstico, elevando os preços para o consumidor final.

Ainda não é possível afirmar como os preços vão se comportar daqui em diante, mas a previsão é de que o café tenha novos aumentos.

Nas redes sociais,

Anny Malagolini é jornalista com ampla experiência em produção de conteúdo digital e SEO. Atuou em redações como Campo Grande News, Correio do Estado e Midiamax, faz a estratégia editorial do portal DCI, com foco em audiência orgânica e conteúdo de autoridade.