Pagamento do décimo quarto salário INSS 2021 foi aprovado? Entenda

O décimo quarto salário INSS 2021 foi aprovado em Comissão na Câmara dos Deputados e avança no processo para se tornar uma lei. Veja como ficará o pagamento pelo projeto atual

O reforço financeiro proporcionado pelo 13º é um alívio para milhares de brasileiros todos os anos. Agora, já pensou em receber dois pagamentos a mais? Isso pode estar perto de acontecer para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. O décimo quarto salário INSS 2021 foi aprovado em Comissão na Câmara dos Deputados e avança no processo para se tornar uma lei.

LEIA MAIS | Quem recebe BPC loas vai ter décimo terceiro em 2021? 

A primeira entidade a avaliar o Projeto de Lei de número 4.367 de 2020, que cria o pagamento do 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS foi a Comissão de Seguridade Social e Família. Entidade integra a Câmara dos Deputados e com posicionamento favorável fez o projeto avançar na tramitação.

O texto original da proposta foi escrito pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT-RS) e prevê a liberação de um segundo abono natalino, ao fim do ano por no mínimo dois anos. Medida busca garantir um reforço financeiro aos segurados do INSS no fim de ano, já que eles não irão receber o 13º nos últimos meses de 2021.

Para convencer os demais de sua proposta, o deputado pontua que a antecipação do décimo terceiro do INSS para os primeiros meses do ano em virtude da pandemia de Covid-19 desequilibrou as finanças dessas pessoas no fim do ano. Na visão do deputado, sem o dinheiro extra no fim do ano, período com uma série de gastos excepcionais, pode haver grande endividamento da população.

Até que horas cai o décimo terceiro em 2022 e o que fazer se não for pago

O que muda com o fato do décimo quarto salário INSS 2021 ter sido aprovado pela comissão?

Na prática, a aprovação da comissão ainda não altera em nada o sistema de pagamento do abono natalino e tão pouco garante o depósito do 14º salário para beneficiários do INSS. Contudo, a aprovação abre caminho para que as demais entidades avaliadoras se posicionem a favor da medida.

VEJA TAMBÉM | Veja quem recebe 13º salário em 2021, como calcular e quando será pago

Ao todo, o Projeto de Lei ainda precisa ser avaliado por outras duas comissões: a de de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso ambas se posicionem a favor da proposta, está será votada pela Câmara de Deputados e se aprovada, irá para apreciação no Senado.

Então o Senado poderá rever o texto, sugerir alterações e incluir novas regras para então votar a medida em si. Se o texto obtiver a maioria da casa, então vai para as mãos do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que poderá vetar partes da medida, decidir não aprovar o texto ou então torná-lo lei.

O pagamento do décimo quarto salário INSS 2021 somente será feito se houver a sanção presidencial. Além disso, caso Bolsonaro vete alguma parte do texto ou a medida toda, as decisões do presidente serão julgadas pelo Congresso, que pode manter os vetos ou os considerar inválidos.

Como o processo já está em tramitação. É possível que leve mais de um ano para que seja concluída a votação, a depender da agenda do Congresso.

O que determina o Projeto de Lei do décimo quarto salário INSS aprovado em comissão na Câmara?

A medida garante um abono salarial equivalente ao décimo terceiro por no mínimo dois anos. Isso significa que, caso seja aprovada, aposentados e pensionistas do INSS receberão duas vezes o valor usual do 13º.

CONFIRA | Auxílio Brasil vai pagar benefício compensatório do Bolsa Família

“Nesse ano, assim como no ano passado, houve uma antecipação nas datas de pagamento do benefício. Inicialmente, a medida traz alento aos orçamentos familiares, mas, por outro lado, os recursos tão necessários no final de ano, quando ocorrem despesas extraordinárias, não mais estarão disponíveis”, avaliou a deputada federal Flávia Morais (PDT-GO), relatora do processo.

O projeto inicial considerava liberação excepcional do décimo quarto salário INSS em 2020 e 2021, porém, devido à lentidão no julgamento da medida, a primeira comissão julgadora, por meio do anexo de um projeto semelhante, propôs que o reforço seja feito a partir da aprovação da medida até o ano de 2023.

Quem irá receber o décimo quarto salário do INSS?

Caso seja aprovado, o reforço financeiro não deverá abarcar todos os contribuintes que dependem do INSS. Isso porque o teto de gastos do Governo Federal encontra-se próximo ao limite. Diante do impasse das verbas que possam permitir a criação do novo Bolsa Família, e do investimento de R$ 52,7 bilhões gastos com a antecipação do 13º, o décimo quarto salário do INSS, caso aprovado, terá recursos escassos.

VEJA MAIS | Novo salário mínimo 2022: Aposentados do INSS vão ganhar mais

A expectativa é de que, mesmo no melhor dos cenários, a liberação ocorra com limite de pessoas e teto máximo a ser pago. Em caso de aprovação, terão direito ao décimo quarto salário INSS:

  • Aposentados
  • Pensionistas,
  • Beneficiários dos auxílios: doença e acidente

O pagamento funcionará da seguinte forma:

>> Para quem recebe até um salário mínimo mensal pelo INSS: 

Receberão, em duas parcelas, o valor equivalente a 1 salário mínimo

>> Para quem recebe entre 1 e 2 salários mínimos nos pagamentos mensais do INSS:

Esse público receberiam o valor equivalente a um salário mínimo somado à diferença proporcional entre o mínimo e o máximo pago pelo INSS.

>> Para quem recebe 2 ou mais salários mínimos nos pagamentos mensais do INSS:
Não teriam direito ao décimo quarto salário caso este seja aprovado.

Cabe destacar que as condições de pagamento, bem como quem será beneficiado e o valor a ser recebido pode ser alterado em qualquer fase de tramitação do Projeto de Lei. Por exemplo, o texto original previa liberação apenas para aposentados e pensionistas, porém, a primeira Comissão avaliadora optou por incluir dependentes do auxílio-doença e auxílio-acidente por considerar que estes enfrentaram condições ainda mais adversas diante da pandemia de Covid-19.

LEIA TAMBÉM | Auxílio emergencial de 500 reais em 2021? O que se sabe até agora

Além disso, caso seja aprovado, o pagamento do décimo quarto salário para segurados pelo INSS, este ocorrerá da mesma forma que o décimo terceiro e demais pagamentos dos benefício. Logo, não será necessário a criação de uma nova conta ou novo cadastro junto ao INSS, o pagamento ocorrerá por meio de depósito em conta e o segurado poderá movimentar o valor como um pagamento mensal rotineiro.

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de osvaldo eduardo castro
    osvaldo eduardo castro Diz

    tudo é possível na camara dos deputados,vou dar um exemplo o PL-11091/2018 que era da relatoria do dep joão roma que é o atual ministro das cidades, ele levou pra casa e não foi reeleito deputado, acreditem que até hoje ele não devolveu e não acontece nada, projeto que era pra ajudar milhares de deficentes que são doentes mentais a melhorarem suas vidas no meio juridico, os politicos vivem em outro mundo onde só o que importa é a reeleição e ficarem mais ricos e o povo é ingênuo de achar que não é assim.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes