PIB em 2020: Banco Central revisa estimativa para baixa de 4,4%

A revisão do PIB em 2020, leva em consideração os resultados divulgados IBGE para o terceiro trimestre do ano.

O Banco Central revisou a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020, chegando ao tombo de -4,4%, menor do que o previsto em setembro, de -5,0%. O resultado está no relatório de inflação publicado nesta quinta-feira (17).

De modo geral, o PIB se trata da soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país. Através dele é possível, por exemplo, fazer comparações com o tamanho da economia de outros países e verificar o desempenho da economia nacional.

PIB em 2020

A revisão do PIB em 2020, leva em consideração os resultados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o terceiro trimestre do ano, que indicou crescimento da economia em 7,7% em comparação aos três meses anteriores.

A melhora na baixa de 5% para 4,4%, teve como um dos motivos o desempenho da economia de julho a setembro melhor do que o previsto. Bem como, por indicadores que sugerem a continuação da recuperação econômica no quarto trimestre do ano, em ritmo mais acelerado do que o estimado.

Veja algumas estimativas por setor:

  • Agropecuária: em relação à oferta a previsão de variação anual passou de 1,3% para 2,3%;
  • Indústria: a projeção para o desempenho passou de -4,7% para -3,6%, com destaque para melhora de resultados da indústria de transformação;
  • Serviços: nesse setor a variação em 2020 foi revisada de -5,2% para -4,8%, com destaque para melhoras em intermediação financeira e serviços relacionados, bem como em atividades imobiliárias e aluguel;
  • Componentes domésticos da demanda agregada: a variação do consumo das famílias passou de -4,6% para -6,0%;
  • Consumo do governo: revisão de -4,2% para -4,8%;
  • Exportações e importações de bens e serviços: devem variar de -2,1% e -12,8%, anteriormente a previsão era de -1,8% e -11,1%.

Projeção do PIB em 2021 teve redução

A projeção para o PIB do ano que vem apresentou redução em relação ao relatório anterior. Passou de 3,9% para 3,8%, com diminuição de um ponto percentual. O resultado está relacionado à incerteza acerca do ritmo de crescimento da economia e pelos impactos da pandemia da Covid-19. Bem como, à continuidade de reformas e manutenção do regime fiscal.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes