PIB cresce 7,7% no 3º tri, mas ainda há queda no acumulado do ano

Nota-se que o PIB visto de julho a setembro de 2020 caiu 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado. De modo geral, o PIB se trata da soma de todos os bens e serviços finais produzidos no Brasil.

No terceiro trimestre deste ano o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 7,7% em comparação aos três meses anteriores. O resultado foi divulgado hoje (03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e indica o crescimento da economia do país dentro de um contexto de pandemia.

Nota-se que o PIB visto de julho a setembro de 2020 caiu 3,9% em relação ao mesmo período do ano passado. De modo geral, o PIB se trata da soma de todos os bens e serviços finais produzidos no Brasil. Através dele é possível, por exemplo, fazer comparações com o tamanho da economia de outros países.

Resultado do PIB de julho a setembro

No trimestre terminado em setembro, o PIB totalizou R$ 1.891 trilhão em valores correntes. Ao passo que a taxa de investimento verificada no período foi de 16,2%, porcentagem estável em relação ao mesmo período de 2019.

No acumulado do ano, o PIB caiu 5% em relação aos mesmos meses do ano passado. Nota-se que o setor de agropecuária apresentou crescimento, enquanto a indústria e os serviços tiveram queda.

Entretanto, ao fazer a comparação do terceiro trimestre de 2020 com o segundo, a agropecuária caiu 0,5%, ao passo que a indústria registrou alta de 14,8% e os serviços subiram 6,3%.

No setor industrial, as indústrias de transformação merecem destaque, cresceram 23,7%. Bem como, houve aumento de 8,5% para eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos. No ramo de construção a alta foi de 5,6%.

Já na área de serviços, o comércio teve aumento de 15,9%. Seguido por transporte, armazenagem e correio, com 12,5%.

Ao olhar para dados sobre despesas, aquelas relacionadas ao consumo das famílias cresceram 7,6%. Enquanto as despesas de consumo do governo tiveram aumento em 3,5%. Por fim, as exportações de bens e serviços apresentaram baixa de 2,1%. Ao passo que as importações tiveram alta de 9,6%.

 

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes