BC anuncia que Pix poderá ser usado para recolhimento do FGTS

O FGTS Digital será uma plataforma que reunirá a arrecadação, apuração, lançamento e cobrança desse fundo.

O Banco Central divulgou que o Pix poderá ser usado para o recolhimento de contribuições ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O anúncio foi feito ontem (22) e se refere ao novo sistema de pagamentos instantâneos.

A saber, o FGTS é um fundo de amparo ao trabalhador demitido sem justa causa. O empregador deve fazer depósitos mensais na Caixa Econômica Federal. O valor é equivalente à 8% do salário do trabalhador, mas não pode ser descontado dele.

Sendo assim, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello, comentou sobre o acordo feito com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para viabilizar essa medida. “Esse acordo com a secretaria tem como objetivo viabilizar o Pix como uma opção para o recolhimento de contribuições ao FGTS e da contribuição social a partir do lançamento do FGTS Digital, previsto para janeiro de 2021” explicou. Ele fez essa fala na abertura da 11ª reunião plenária do Fórum Pix.

FGTS Digital

O FGTS Digital será uma plataforma que reunirá a arrecadação, apuração, lançamento e cobrança desse fundo. O Ministério da Economia aponta que o sistema vai permitir o acompanhamento digital das contribuições pelas empresas.

O chefe da Divisão de Fiscalização do FGTS da Subsecretaria da Inspeção do Trabalho, Audifax Franca Filho, disse que essa possibilidade pode reduzir os custos para empresas. “É certo, oportuno e um dos alvos do nosso projeto de impacto na redução de custo. Os custos estariam diretamente associados, em princípio, às tarifas de arrecadação”.

Desde fevereiro deste ano, se disponibiliza o saque digital do FGTS. Basta que o trabalhador acesse o aplicativo do FGTS para fazer uma consulta aos valores já liberados e solicitar um saque, informando uma conta bancária de sua titularidade. Não há necessidade de comparecer a uma agência.

O que é o Pix?

Por fim, o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, gerenciado pelo Banco Central (BC). Ele funcionará todos os dias da semana, 24 horas por dia, inclusive em feriados e fins de semana. O pagamento se realiza em até 10 segundos e deve ser gratuito para pessoas físicas.

As transações virtuais podem se realizar de três formas: chaves de identificação de conta, QR Code e tecnologias de troca de informações por aproximação. O lançamento oficial do Pix está marcado para 16 de novembro. Mas a fase de cadastramento já teve início, em 5 de outubro.

 

Com informações da Agência Brasil .

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes