Previsão Selic próxima reunião Copom de agosto 2023

Previsão é de queda da taxa de juros após sequência estável, apesar de alta

O Banco Central dá início nesta terça-feira, 1 de agosto,  a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) que define a selic. A expectativa é que a taxa, atualmente em 13,75% ao ano, tenha seu primeiro corte após três anos.

Qual a previsão da Selic?

Com a queda da inflação nos últimos meses, somada a crítica do governo, a previsão é de queda na Selic de 0,25%, passando para 13,5% ao ano. A estimativa faz parte do boletim Focus, pesquisa semanal com analistas de mercado, que mira na taxa básica de 12% até o fim do ano.

Em junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o atual nível da taxa Selic atrapalha os investimentos e que não existe nenhuma justificativa para que a Selic esteja neste momento nesse patamar.

Embora a taxa básica tenha parado de subir em agosto do ano passado, está no nível mais alto desde o início de 2017 e os efeitos de um aperto monetário são sentidos na desaceleração da economia.

O anúncio do Copom sobre a taxa selic será no fim da tarde de quarta-feira, 2 de agosto.

O que é a reunião do Copom?

O Comitê de Política Monetária, o Copom foi instituído em 20 de junho de 1996 para estabelecer as diretrizes da política monetária e de definir a taxa de juros do Brasil.

No primeiro dia da reunião, sempre na terça-feira, são realizadas apresentações técnicas sobre a evolução e as perspectivas da economia brasileira e mundial e o comportamento do mercado financeiro. No segundo dia, os membros do Copom, formado pela diretoria do BC, analisam as possibilidades e definem a alíquota da selic.

Até o fim do ano, há outras 4 reuniões marcadas para decidir os rumos da economia brasileira.

  • 19 e 20 de setembro
  • 31 de outubro
  • 1º de novembro
  • 12 e 13 de dezembro

O que é a taxa selic?

​A Selic é a taxa básica de juros da economia. É o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação. Ela influencia todas as taxas de juros do país, como as taxas de juros dos empréstimos, dos financiamentos e das aplicações financeiras.

Relacionado - Selic: guia completo de como a taxa influencia sua vida

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes