Problemas no Caixa Tem? Saiba como resolver e continuar usando o app

No caso de ter sua conta bloqueada, o cidadão pode ter que se deslocar até uma agência da Caixa.

Quem recebe o auxílio emergencial ou outro benefício por meio da poupança social digital pode se deparar com problemas no Caixa Tem. No caso de ter sua conta bloqueada, o cidadão pode ter que se deslocar até uma agência da Caixa, levando um documento de identificação.

Ademais, ao verificar as regras do aplicativo, os usuários podem evitar alguns desses problemas, como é o caso de ter mais de duas contas do Caixa Tem em um mesmo celular, o que não é permitido e causa o bloqueio.

Para que serve o Caixa Tem?

Por meio do aplicativo Caixa Tem é possível acessar a poupança social digital da Caixa Econômica Federal. É através dessa conta digital que os beneficiários do auxílio emergencial recebem os depósitos de suas parcelas.

Além disso, a plataforma também pode ser usada pelos integrantes do Bolsa Família que recebem seus benefícios nessa conta digital. O mesmo vale para os beneficiários do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS).

No aplicativo é possível fazer várias movimentações com o dinheiro da conta. O usuário tem a opção de pagar boletos e contas domésticas, e fazer compras online com o Cartão de Débito Virtual. Outros serviços são o de gerar um código para efetuar saques sem cartão, e o de efetuar transferências. Pagamentos por QR Code e transações com o Pix também estão disponíveis.

Para conseguir usar o Caixa Tem, o cidadão deve primeiro baixá-lo na loja de aplicativos do seu celular. Depois disso, iniciar o acesso ao informar o CPF e cadastrar uma senha. Desse modo, no primeiro acesso o usuário receberá um código em uma mensagem SMS para confirmar sua identificação no aplicativo.

Como resolver problemas no Caixa Tem?

Os usuários da Caixa Tem podem se deparar com alguns problemas e dúvidas ao usar a plataforma. Algumas questões podem ser resolvidas rapidamente, já em outras situações pode ser necessário ir até uma agência da Caixa.

A central telefônica 111 pode ser útil para os beneficiários do auxílio emergencial com problemas no Caixa Tem. Por meio dela, podem obter orientações específicas para sua situação. O canal funciona das 7h às 22h, de segunda à domingo, ao passo que as ligações são gratuitas.

Então, confira a seguir alguns problemas que o usuário pode encontrar ao usar o aplicativo e saiba o que fazer para resolver.

Caixa Tem bloqueado

A Caixa pode efetuar o bloqueio no aplicativo por razões de inconsistência no cadastro e suspeita de fraude.

Na situação de conta suspensa por falta de documentação, o usuário pode clicar na opção “liberar acesso” e enviar os documentos necessários. De modo geral, o prazo para a liberação da conta é em até 48 horas.

Já no caso de indicação de fraude, a pessoa recebe a mensagem de “é necessário regularizar seu acesso”. Para resolver essa questão, a solução é ir até uma agência da Caixa e pedir pela regularização do cadastro.

CPF cadastrado em muitos celulares

Além disso, o bloqueio pode ocorrer em caso do cidadão acessar o aplicativo em mais de um celular. Nesse caso pode aparecer a mensagem de que CPF está cadastrado em muitos celulares. Isso acontece porque a Caixa estabelece um limite de quantidade de celulares que podem ser utilizados por um mesmo beneficiário.

O banco permite o cadastro de apenas um CPF por número de telefone celular, bem como o uso de até duas contas do Caixa Tem por dispositivo.

Para resolver esse problema do Caixa Tem, a orientação é que a pessoa vá até uma agência da Caixa para pedir a exclusão dos aparelhos que não usa para entrar no aplicativo.

Celular com muitos CPFs cadastrados

Mais um problema que pode ocorrer é o bloqueio da conta por razão do usuário ter muitos CPFs cadastrados. Como mencionado anteriormente, a Caixa só permite o cadastro de um CPF por número e o acesso a duas contas por celular.

O cidadão que se deparar com essa questão deve ir até um agência da Caixa.

Transação negada no aplicativo

Pode acontecer de a pessoa que recebe o auxílio emergencial ou outro benefício se deparar com a mensagem de “Transação negada para esta conta” ao tentar usar algum serviço do aplicativo. A plataforma pode também negar os serviços de mostrar o saldo e usar o cartão de débito virtual.

Em relação a esse problema do Caixa Tem, a orientação é mais uma vez ir até uma agência da Caixa. A partir disso, pode-se verificar o motivo da mensagem e solicitar a regularização.

 

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