Programa de Redução de Salário: saiba o que é como funciona

Durante a pandemia da Covid-19, o governo lançou a medida provisória de redução de salário e jornada de trabalho. Tal medida valeu até o dia 31 de dezembro de 2020. Entenda o que ela significa para o trabalhador brasileiro e se ela deve ser mantida em 2021.

Instituído pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido) em abril de 2020, o programa de redução de salário e jornada de trabalho foi a solução encontrada para evitar o desemprego durante o auge da pandemia do novo coronavírus, segundo o governo.

No entanto, a medida provisória (MP) parou de valer no dia 31 de dezembro, e ainda não tem um parecer se dever voltar a vigor no ano de 2021. Segundo informou o jornal Estadão, Bolsonaro prometeu dar uma resposta a respeito do assunto em até 15 dias, ou seja, em fevereiro.

Afinal, o que é o Programa de Redução de Salário e da Jornada de Trabalho?

Redução de salário e da jornada de trabalho vai valer para 2021?
(foto: reprodução/agência brasil)

 

No dia 1º de abril de 2020, o governo federal anunciou a medida provisória (MP) para permitir a redução da jornada de trabalho, e consequentemente, a redução de salário de até 70% devido as circunstâncias geradas pela pandemia da Covid-19 no Brasil e no mundo. Na época, a medida tinha validade de três meses, mas acabou sendo prorrogado até 31 de dezembro do mesmo ano.

A medida pode ser de 25%, 50% ou de 70%, ou seja, quem tivesse uma redução de 50% por parte da empresa no salário e na jornada de trabalho, recebia uma parcela de 50% do governo referente ao seu seguro-desemprego caso fosse demitido. A diferença salarial é mantida pelo Governo Federal, por meio do benefício.

Como funciona a lei de redução salarial?

Por lei, a redução de salário do trabalhador é paga pelo Governo Federal, por meio do benefício "BEm", de acordo com o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. Ela funciona através do BEm, que garante a compensação da redução de salário. Portanto, para entender como funciona tal medida é preciso, primeiro, entender o que este benefício significa.

O que é o BEm?

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda autoriza empresas, quando houver acordo entre empregador e empregado, a reduzirem proporcionalmente a jornada de trabalho e salário ou suspenderem temporariamente o contrato de trabalho.   Na prática, um funcionário que sofre uma redução de 25% da jornada de trabalho, recebe 75% do salário por parte da empresa e 25% da parcela do BEm. Se a redução da jornada de trabalho for de 70%, recebe o salário de 30% e mais 70% da parcela do BEm.

Como funciona na suspensão do contrato?

Nestes casos, as empresas com receita anual bruta menor ou de até R$ 4,8 milhões, o trabalhador tem direito de receber 100% da parcela do benefício emergencial. Já para empresas com receita bruta maior que R$ 4,8 milhões, o trabalhador recebe 70% da parcela BEm e mais 30% do salário. Caso o trabalhador tenha direito a plano de saúde e ou tíquete alimentação, esses benefícios devem ser mantidos durante a suspensão do contrato.

Qual o prazo da suspensão da redução?

Redução de salário e jornada é uma negociação feita entre empregador e empregado
Reprodução

Quando a medida provisória entrou em vigor, em abril de 2021, foram permitidos prazo máximo de 60 dias para suspensão do contrato de trabalho e de 90 dias para a redução de salário e de jornada, que poderia ser de 25%, 50% ou 70%. Mas, em contrapartida, o empregador deveria manter o trabalhador empregado durante todo o tempo de vigência do acordo e por igual período depois que o acordo acabar.  Caso o empregador não cumprisse esse requisito, teria que pagar todos os direitos do funcionário, já previstos em lei, além de multas.

O que é a garantia provisória?

De acordo com o programa, uma medida "garantia provisória" garante o emprego ao trabalhador  pelos meses em que ele tiver a jornada e o salários reduzidos e por igual período quando as atividades e pagamentos forem normalizados.  Exemplo: se o trabalhador tiver a jornada e o salário alterados por dois meses, a garantia do emprego valerá por quatro meses.

O que diz o Governo sobre a redução de salário

Em nota, o Governo Federal afirma que a medida protege tanto os mais pobres, com taxas de reposição mais altas, como reforça os mecanismos de proteção dos trabalhadores que ganham entre três salários mínimos e até duas vezes o teto do RGPS. A medida provisória de redução do salário e jornada de trabalho tem dois objetivos;

  • Garantir no emprego durante a adoção da redução de jornada e suspensão do salário, bem como a extensão dessa proteção em período idêntico ao negociado após o reestabelecimento das condições de contrato.
  • Manutenção da possibilidade de negociações e acordos coletivos

Fonte: gov.br

14º salário

Como faz para aderir a redução

O Programa de Redução de Salário e Jornada de trabalho não acontece de forma automática. Dessa forma, o acerto deve ser realizado entre o trabalhador e o empregador, e depois notificar o governo federal. Para algumas categorias, é necessário um aditivo ao contrato e cadastro no governo, além de alterações no sistema do eSocial.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes