Pronampe: programa terá terceira fase e deve continuar em 2021

A terceira fase do Pronampe pode tornar a linha de crédito permanente para micro e pequenas empresas, segundo secretário Carlos da Costa.

A terceira fase do Pronampe deve acontecer ainda esse ano. Sendo assim, o Pronampe pode se tornar um  programa permanente de acesso ao crédito para micro e pequenas empresas. O anúncio da nova fase aconteceu nessa quarta-feira (21), pelo secretário de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos da Costa.

As duas primeiras etapas do Pronampe tiveram mais de 460 mil operações de crédito . Sendo assim, R$ 32 bilhões em empréstimos para 430 mil micro e pequenas empresas em todo o país.

Contudo, a terceira fase do Pronampe passará por algumas mudanças, segundo o secretário. Entre elas, a taxa de alavancagem será de quatro vezes e a perda a ser coberta pelo governo será de 25%, em lugar dos 85% da carteira praticados atualmente. Também, a taxa de juros também deve ser mais elevada,  mas não deve ser superior a um dígito. Isso porque a condição de crédito do Pronampe a taxa é a Selic mais 1,25% ao ano.

No início de outubro, o assessor especial do Ministério da Economia, Guilherme Afif Domingos, havia antecipado a intenção de negociação o Congresso sobre a extensão Pronampe. Os R$ 12 bilhões iniciais seriam para a linha de crédito de pagamento da folha de salários. Mas a proposta de Afif era o redirecionamento do recurso para o fundo garantidor do programa, ainda este ano.

Além disso, o Congresso se reuniu com representantes de micro e pequenas empresas, por meio virtual, para discutir novas linhas de crédito. Dentre os participantes, o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais (Conampe), Ercílio Santinoni discutiu sobre acesso ao crédito Pronampe.

Por fim,  a implementação da terceira fase do Pronampe é uma medida para continuar operando a partir do ano que vem.

 

Leia também 

Fonte Jornal Contábil
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes