Que horas sai o resultado do Copom hoje e o que esperar (20/9)?

Reunião regular realizada pelo Banco Central do Brasil para definir a taxa básica de juros do país

O Comitê de Política Monetária se reúne nesta quarta-feira, 20 de setembro, para definir o reajuste da taxa Selic, juros básicos da economia, atualmente em 13,25% ao ano. Mas que horas sai o resultado do Copom? Veja a programação do Banco do Brasil.

Anúncio do resultado do Copom hoje

Tradicionalmente, a reunião do Copom é realizada durante dois dias - em terças e quartas-feiras -, mas é apenas no segundo encontro que a decisão é anunciada. É esperando que o anúncio do resultado da nova taxa selic saia hoje, dia 20, por volta das 18h (horário de Brasília).

Na última reunião, em 2 de agosto, o corte de juros foi de 0,5 ponto, a primeira queda em três anos, enquanto o esperado era de 0,25. Segundo o comunicado à época, o órgão informou que as próximas reuniões devem manter o mesmo percentual para controlar a inflação.

Por outro lado, a redução da taxa Selic ajuda a estimular a economia. Isso porque juros mais baixos barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo - o que é defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ainda há duas reuniões marcadas para 2023, uma em outubro e a outra em dezembro, já que elas ocorrem a cada 45 dias desde março de 2021. Se a estimativa não mudar, o ano vai acabar com os juros nas alturas, acima dos 12%.

Hoje, votam para o reajuste o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os diretores Ailton de Aquino Santos (Fiscalização), Carolina de Assis Barros (Administração), Gabriel Galípolo (Política Monetária) e Otávio Damaso (Regulação). Votaram pelo corte de 0,25 ponto percentual os diretores Diogo Guillen (Política Econômica), Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais), Maurício Costa de Moura (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta) e Renato Dias Gomes (Organização do Sistema Financeiro).

A reunião do COPOM é um evento-chave na política econômica do Brasil, então acompanhe no DCI.

VEJA: Salário mínimo de 2024 já tem previsão

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes