Saiba como pedir a certidão para saque do PIS/Pasep e FGTS

O documento autoriza as instituições financeiras a liberarem valores do PIS/Pasep e FGTS que ainda não foram pagos

Trabalhadores que atuam ou atuaram no regime de carteira assinada tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de serviço e do abono salarial do PIS/Pasep. Assim, os beneficiários podem pedir a certidão para saque do PIS/PASEP ou FGTS em casa.

 

O que é a certidão para saque do PIS/Pasep e FGTS?

A certidão para o saque, então, é um documento que autoriza as instituições financeiras a liberarem valores dos programas para o cidadão. Além disso, os valores do PIS/Pasep e FGTS que ainda não foram pagos podem ter liberação pelo banco através do documento.

 

Como pedir a certidão do PIS/Pasep e FGTS?

Em suma, a solicitação do documento pode ser feita facilmente e é entregue no endereço residencial ou o endereço que consta no sistema do INSS. Dessa forma, o envio leva cerca de 20 dias, e o beneficiário deve aguardar o recebimento da carta de concessão em sua casa.

 

1. Internet

A certidão para saque do PIS/PASEP ou FGTS pode ter solicitação no site do INSS. Assim, basta seguir os passos:

  1. Acesse o site do INSS;
  2. Digite na barra de pesquisas "Certidão para saque do PIS/PASEP/FGTS" e preencha os dados solicitados;
  3. O envio da certidão de saque será feito após a confirmação, para o seu endereço residencial ou o informado no sistema do INSS.

 

2. Telefone

Pelo telefone, basta ligar para o número 135.  O serviço é gratuito ao cidadão. Em casos de dúvidas sobre o serviço, basta entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135, que está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília). Por fim, se o pedido foi concedido há menos de 20 dias, o beneficiário deve aguardar o recebimento da carta de concessão em sua casa.

 

Leia também:

Saque PIS/Pasep 2020: veja quais são os documentos necessários

Saque do FGTS: veja a lista de documentos necessários

Calendário do PIS/Pasep: veja quando vai receber o abono salarial

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes