Saiba o que é open banking e como será implementado no país

O sistema que permite o compartilhamento de dados bancários entre diferentes instituições financeiras.

O open banking,  sistema que permite o compartilhamento de dados bancários entre diferentes instituições financeiras, será implementado no Brasil em quatro etapas, a última delas terá início no dia 15 de dezembro. Nesta segunda-feira (1º), começou a primeira fase, que tem o foco na troca de informações acerca dos próprios bancos. O Banco Central (BC) estima que esse movimento gere maior concorrência e crédito mais barato.

O que é open banking?

O open banking é uma sistema que permite o compartilhamento de dados financeiros de maneira padronizada. Sendo assim, instituições financeiras podem trocar informações de produtos e serviços de clientes. No Brasil, é preciso seguir as regras definidas pelo BC e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), as quais estão em consonância com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) .

Como funciona o open banking?

O  compartilhamento de dados do open banking funciona a partir de um sistema integrado, compatível com todas as instituições. Ao passo que, os clientes têm a opção de autorizar ou não essa troca de informações.

A partir dessa conexão, a competitividade aumenta. Afinal, uma fintech, por exemplo, pode observar os juros cobrados por um banco e oferecer uma taxa mais baixa a um cliente. Bem como, com o acesso ao histórico da pessoa, as instituições podem oferecer serviços personalizados a ela.

Instituições participantes

Os bancos grandes e médios são obrigados a participar do open banking. Os quais são classificados como S1, para porte igual ou superior a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) ou que exerçam atividade internacional relevante. E S2, para porte inferior a 10% e igual ou superior a 1% do PIB.

Além disso, para as instituições financeiras que não se encaixam nessas categorias, a participação é opcional.

Implementação ocorrerá em 4 fases

A primeira fase do open banking, que começou hoje, deveria ter início no mês de novembro de 2020, segundo o calendário original de implementação. A data foi adiada pelo BC para atender a pedidos de instituições financeiras, as quais alegaram que seus serviços tecnológicos estavam comprometidos no contexto da pandemia da Covid-19, com maior número de transações eletrônicas, pagamento do auxílio emergencial e a implantação do Pix.

Com a mudança da primeira fase, as outras três também foram alteradas. Então, veja as datas e o que deve ocorrer em cada etapa:

  • Primeira fase: começou hoje, dia 1º de fevereiro, a data anterior era 30 de novembro de 2020. Nesta fase, ocorre o compartilhamento de dados dos próprios bancos participantes, com informações de canais de atendimento, produtos e serviços.
  • Segunda fase: deve começar no dia 15 de julho, a data anterior era 31 de maio. Nesta fase, ocorrerá o compartilhamento de informações de cadastro de clientes e dados de transações de produtos e serviços.
  • Terceira fase: deve começar no dia 30 de agosto, mesma data prevista anteriormente. Nesta fase ocorrerá o compartilhamento de dados relacionados a serviços de iniciação de transação de pagamento, bem como de encaminhamento de proposta de operação de crédito.
  • Quarta fase: deve começar no dia 15 de dezembro, a data anterior era 25 de outubro. Nesta última fase, as instituições financeiras poderão compartilhar entre si dados de produtos e serviços e de transações de clientes. Em assuntos relacionados a operações de câmbio, serviços de credenciamento em arranjos de pagamento, investimentos, seguros, previdência complementar aberta e contas-salário.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes