Segurados podem transferir FGTS do Caixa TEm; veja como

Os usuários da poupança social digital também podem transferir o valor antecipadamente através do aplicativo caso possuam contas em fintechs

No mês de setembro, a Caixa Econômica Federal encerrou os depósitos do saque emergencial. Entretanto, os segurados ainda tem acesso aos valores de até R$ 1.045 na poupança social digital. Assim, uma das opções para aqueles que utilizam a poupança social digital do Caixa TEm podem transferir o FGTS do Caixa TEm para a conta pessoal.

 

Calendário do saque emergencial do FGTS

Mês de nascimento

Janeiro

Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

Julho

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Crédito em conta

29 de junho

6 de julho

13 de julho

20 de julho

27 de julho

3 de agosto

10 de agosto

24 de agosto

31 de agosto

8 de setembro

14 de setembro

21 de setembro

Saque e transferência

25 de julho

8 de agosto

22 de agosto

5 de setembro

19 de setembro

3 de outubro

17 de outubro

17 de outubro

31 de outubro

31 de outubro

14 de novembro

14 de novembro

 

Como transferir o FGTS do Caixa TEm?

Assim, é possível realizar um TED gratuito. Segundo normas da Caixa, os segurados devem se orientar pela organização das datas de aniversário para o saque. Portanto, para realizar a trasferência basta:

  1. Escolher a opção "Transferência";
  2. Digitar todos os dados bancários do recebedor do valor;
  3. Escolher p valor que será repassado, com o máximo de R$ 1 mil por operação;
  4. Digite sua senha e finalize a operação.

 

Como fazer o saque antecipado?

Dessa forma, aqueles que querem transferir o FGTS do Caixa TEm podem fazer o saque antecipado, ou seja, fora do cronograma. Todavia, a opção é possível para quem possui conta digital em fintechs. Assim, basta gerar um boleto no valor que deseja sacar. Irá ser gerado um código de pagamento do boleto, e com ele você deve ir até o Caixa TEm e colar a sequência de dígitos. Então, após conferir o valor e os dados, confirme e aguarde 24 horas para retirar.

 

Fui vítima de golpes no auxílio emergencial e FGTS. Como contestar?

A Caixa Econômica Federal informou, em nota, que não pode se posicionar sobre os casos de golpe em razão de sigilo bancário. Todavia, segundo o banco, estão atuando em conjunto com a Polícia Federal na investigação das quadrilhas.

Aqueles que tiveram o benefício roubado, no entanto, podem realizar a contestação dos saques não realizados e fazer o pedido. Para isso, basta se dirigir a uma agência da Caixa com o CPF e documento de identificação para o requerimento.

 

O que é FGTS?

Com efeito, o Fundo de Gatantia por Tempo de Serviço é um recurso formado por valores depositados mensalmente pelos empregados em contas da Caixa Econômica Federal. O montante corresponde, então, a 8% do salário do trabalhador e fica sob administração do banco até ter uso. Assim, ele não tem acesso direto a poupança. Em decorrência da pandemia, foram disponibilizados saques emergenciais para tranferir o FGTS do Caixa TEm.

Foi instituído por lei em 1966 e é um dispositivo previsto em legislação trabalhista. Em suma, serve para dar proteção ao profissional no caso de demissão por iniciativa da empresa, funcionando como uma reserva para o trabalhador para resguardá-lo em casos de emergência. Entretanto, o governo usa os recursos para financiar iniciativas de diversas áreas enquanto o dinheiro continua em depósito. Por outro lado, o titular pode utilizar o montante nos casos:

  • compra da casa própria;
  • para construir em terreno próprio;
  • em situações de calamidade no local onde mora;
  • diante de diagnósticos de doenças graves;
  • após 3 anos sem trabalhar com carteira assinada.

Entretanto, aos trabalhadores que pedirem ou receberem demissão por justa causa, não há o direito de sacar o saldo do FGTS.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes