Seguro-desemprego para doméstica: veja as regras e como solicitar

O prazo para a empregada doméstica solicitar o seguro-desemprego é do 7º ao 90º dia, contados a partir da data de demissão.

O seguro-desemprego para empregada doméstica é um dos direitos da profissional demitida sem justa causa. A solicitação pode ser feita online e é preciso cumprir algumas regras, como por exemplo, ter trabalhado ao menos 15 meses nos últimos dois anos. Entenda a seguir os demais critérios para receber o benefício.

Regras do seguro-desemprego para empregada doméstica

O seguro-desemprego é um direito da trabalhadora doméstica demitida sem justa causa, sua finalidade é garantir à profissional uma assistência financeira temporária. Além disso, para receber é necessário:

  • Não possuir renda própria para seu sustento e de sua família;
  • Ter trabalhado no mínimo 15 meses nos últimos 24 meses;
  • Não receber nenhum benefício previdenciário, com exceção do auxílio-acidente e de pensão por morte.

Como solicitar seguro-desemprego para empregada doméstica?

A trabalhadora pode solicitar o benefício de forma online, boa alternativa para o período de pandemia. O pedido pode ser feito pelo site Emprega Brasil ou pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Para dar entrada de maneira presencial, pode-se ir até uma unidade das Superintendências Regionais do Trabalho, com agendamento prévio na Central 158.

Entre a documentação necessária para o pedido está o CPF do empregador, a data de admissão e de demissão.

Então, veja o passo a passo de como solicitar seguro-desemprego para empregada doméstica por aplicativo no celular:

  1. Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital
  2. Caso ainda não tenha, faça cadastro no portal gov.br e adquira login e senha;
  3. Clique em “Benefícios” e escolha solicitar seguro-desemprego – empregado doméstico;
  4. Por fim, informe o número do CPF do empregador, data de admissão e data de demissão.

Após realizar esse procedimento, a profissional receberá uma resposta para a solicitação. A análise do pedido pode demorar até 20 dias. Em caso de atender aos requisitos necessários, as parcelas serão emitidas. Ao passo que, se o pedido for negado, o sistema envia uma notificação com o motivo do impedimento.

É possível ainda, pedir a revisão da solicitação em caso de negativa, através do preenchimento de um formulário.

O prazo para a empregada doméstica solicitar o seguro-desemprego é do 7º ao 90º dia, contados a partir da data de demissão.

Quantas parcelas do benefício a empregada doméstica deve receber?

A empregada doméstica tem direito a três parcelas do seguro-desemprego.

Qual o valor?

O valor do seguro-desemprego para empregada doméstica é de um salário mínimo para cada parcela. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.100.

Como acessar o dinheiro?

Ademais, veja as opções para ter acesso ao dinheiro referente às parcelas do seguro-desemprego:

  • Depósito em conta simplificada ou conta poupança na Caixa Econômica Federal;
  • Agências bancárias da Caixa, ao apresentar documento de identificação, Carteira de Trabalho e requerimento de seguro-desemprego;
  • Terminais eletrônicos de autoatendimento, lotéricas e casas de conveniência, com uso do cartão cidadão.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes